González

por

07 de outubro de 2014

Um filme que versa sobre percepção, retórica e formação de caráter, mais do que sobre religião e problemas sociais. “González” de Christian Diaz Pardo, tem como personagem central um ateu desempregado, com dívidas, uma mãe que precisa de sua ajuda financeira e ambição. Vai trabalhar num call center de uma igreja protestante, cujo objetivo é aconselhar a pessoas tão miseráveis quanto ele e induzi-las e frequentarem a igreja. A fé é um instrumento de manipulação e um portal de entrada para ideologias paralisantes.

diaz

Christian Diaz Pardo, diretor mexicano, que  estreia seu primeiro longa metragem com “González” já ganhou Zenith de ouro do Festival de Montreal, no Canadá em 2014. As tomadas são super closes, a metáfora de penetração da ideologia no subconsciente é dada pelas mensagens de evangelização que estão presentes em todos os momentos, em casa, na rua, no trabalho. O subentendimento do enredo dado pelos nomes bíblicos das personagens, Pastor Elias (Carlos Bardem) – o que fora arrebatado – e Betsabé (Olga Segura) – a que seduziu Davi. Uma costura inteligente com uma guerra de retórica espetacular, similar a de “O lobo de Wall Street”. Harold Torres no papel de González está divino (com duplo sentido) e Carlos Bardem um suporte e tanto, não é por menos que, os prêmios de melhor ator principal e coadjuvante foram para os dois no Festival Internacional de Morélia.  Os Cantos litúrgicos foram compostos por Galo Durán e são bem contemporâneos e realistas.

xGonzalez-Christian-Diaz-Pardo-rmff-2014-el-cine-nos-une-slide.png.pagespeed.ic_.EetA6tL_zV

Em suma, é um recorte inteligente de itinerário de caráter, sem macular dogmas religiosos. Paira apenas sobre a área humana com suas subjetividades refletindo em cima de um contexto bastante delicado. Só pela maestria em administrar tão bem um argumento num terreno minado,  deixando espaços para outras reflexões silenciosas mais procedentes, merece aplausos. Primoroso.

Festival do Rio 2014 – Foco México

González (González)

México, 2013. 110 Min.

De Christian Diaz Pardo

Com: Harold Torres, Carlos Berdem, Olga Segura.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52