“Greta”, com Marco Nanini, encerra Competição do 29º Cine Ceará

Filme estreou na Mostra Panorama do 69º Festival de Berlim e vai encerrar a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem.

por

05 de setembro de 2019

thumbnail (4)

Nesta quinta (05/09) o 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema contará com a exibição do longa “Greta”, de Armando Praça. O filme estreou na Mostra Panorama do 69º Festival de Berlim e vai encerrar a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem. O filme traz a história de Pedro, que precisa liberar uma vaga no hospital em que trabalha para sua amiga Daniela. Para salvá-la, ele ajuda um jovem criminoso que está algemado a um leito a escapar e o leva para casa. Essa relação ajuda Pedro a sobreviver à perda de Daniela, mas, também provoca mudanças surpreendentes nele e em sua forma de lidar com a solidão. Estarão presentes na sessão os atores Marco Nanini e Démick Lopes, as atrizes Gretta Star, Denise Weinberg, o diretor Armando Praça e os produtores Nara Aragão e João Vieira Jr..

Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem serão exibidos “Rua Augusta, 1029”, de Mirrah Iañez; “O grande amor de um lobo”, de Adrianderson Barbosa e Kennel Rógis; ”Ilhas de calor”, de Ulisses Arthur e “Pop ritual”, de Mozart Freire.

A partir de 23h00 haverá o projeto Música na Praça na Praça do Ferreira com Pedro Falcão e a Sertônica.

De manhã, às 10h, o Hotel Oásis Atlântico recebe o debate com os realizadores e equipes dos curtas e do longa exibidos quarta (04/09), com a presença do diretor executivo do Cine Ceará e diretor do documentário “Soldados da Borracha” Wolney Oliveira.

No Instituto Ceará das 9h às 12h e das 13h às 17h acontece o curso “Histórias do Cinema no acervo do Arquivo Eusélio Oliveira” ministrado pela professora Ana Carla Sabino.

O Festival

O 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, acontece de 30 de agosto a 6 de setembro em Fortaleza. É uma realização da Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal, Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), Secretaria Estadual da Cultura, e da Prefeitura de Fortaleza através da Secultfor. Conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da SP Combustíveis, M. Dias Branco, Cagece, Banco do Nordeste, Café Santa Clara, Nacional Gás, Cegás, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional de Cinema (ANCINE). A promoção é da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Agradecimentos: Enel.

SERVIÇO

29° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 30 de agosto a 6 de setembro de 2019 em Fortaleza. Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n – Centro) e Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).

Mais informações: www.cineceara.com. Email: contatos@cineceara.com. Tels: (85)3055-3465 e 99134-1101. Instagram: @cineceara. Facebook: FestivalCineCeara.

Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local.

Abertura dia 30/08: Parte para convidados e parte aberta para o público, com distribuição de 200 ingressos na bilheteria do Cineteatro São Luiz a partir das 10h30 do dia 29/08.

Para a programação de 31/08 a 06/09 (encerramento) no Cineteatro São Luiz: Distribuição de ingressos na bilheteria duas horas antes do início de cada sessão. Gratuito

Mostras no Cinema do Dragão: a partir das 14h, na bilheteria. Gratuito.

PROGRAMAÇÃO 05/09 (QUINTA-FEIRA)

Instituto do Ceará

9h às 12h e 13 às 17h – CURSO

Histórias do Cinema no acervo do Arquivo Eusélio Oliveira. Ministrante: Ana Carla Sabino

Hotel Oásis Atlântico

10h00 – DEBATE COM REALIZADORES

Debate com os realizadores e equipes do filme e dos curtas da noite de 04/09(quarta-feira): longa “Soldados da Borracha” e curtas “Oração ao cadáver desconhecido”, “Marco”, “O tempo do olhar e o olhar no tempo” e “Marie”.

Cineteatro São Luiz

19h30– MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM e MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM

Rua Augusta, 1029 (Dir. Mirrah Iañez. Documentário. 11’. São Paulo.2019.16 anos)

O grande amor de um lobo (dir. Adrianderson Barbosa e Kennel Rógis. Documentário. 13’. Rio Grande do Norte.2018.16 anos)

Ilhas de calor (Dir. Ulisses Arthur. Ficção. 20’. Alagoas.2019.16 anos)

Pop ritual  (Dir. Mozart Freire. Ficção. 20’. Ceará. 2019.16 anos)

Greta (Dir. Armando Praça. Ficção. 96’. Brasil. 2019.16 anos)

Praça do Ferreira

23h – Música na Praça

Pedro Falcão e a Sertônica (CE)