Homenagem a Renato Aragão abre 28º Cine Ceará

Filme de abertura será "O Barco" de Petrus Cariry

por

04 de agosto de 2018

A primeira noite da 28ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, sábado (04/08), contará com a exibição do longa cearense “O Barco”, de Petrus Cariry (“Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois”), que estará presente na sessão junto à produtora executiva Bárbara Cariry, a atriz Veronica Cavalcanti e o ator Nanego Lira. O longa conta a história de uma mulher de uma comunidade de pescadores no Ceará que tem 26 filhos e terá o destino alterado pela chegada de um barco.
Renato Aragao

Também será realizada a entrega de certificados aos alunos do projeto Enel Compartilha Animação, com exibição do curta-metragem “A Vila”, resultado da oficina de Cinema de Animação, conduzida pelo cineasta Telmo Carvalho, a partir das 19h30, no Cineteatro São Luiz.

Neste dia também acontece a homenagem ao comediante Renato Aragão e ao prof. Henry Campos, reitor da Universidade Federal do Ceará.

Já na Praça do Ferreira, às 20h, começa o projeto Cinema na Praça onde serão exibidos episódios de “Os Trapalhões”, especialmente para a população em situação de rua e para o público em geral.

Filme de Abertura

Mostra Competitiva de Longa-metragem começa com a exibição do filme brasileiro “O Barco”, de Petrus Cariry (“Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois”). O longa conta a história de uma mulher de uma comunidade de pescadores no Ceará que tem 26 filhos e terá o destino alterado pela chegada de um barco e de uma mulher misteriosa.

O Festival

O 28º Cine Ceará acontecerá de 04 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811), do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Patrocínio: SP Combustíveis, M. Dias Branco, Banco do Nordeste, Café Santa Clara e Indaiá. Agradecimentos: Enel e Oi.

FOTOS E MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS FILMES

SERVIÇO

28° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 4 a 11 de agosto de 2018 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. E-mail: contatos@cineceara.com. Tel: (85) 3055-3465. Grátis.

Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n – Centro); Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema); CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema); Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 – Meireles), Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local. Mais informações: www.cineceara.com. Email: contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465.

PROGRAMAÇÃO 04/08 (SÁBADO)

Cineteatro São Luiz

19h30– CERIMÔNIA DE ABERTURA DO 27º CINE CEARÁ

Exibição do curta A Vila

Homenagem a Renato Aragão

Homenagem a Prof. Henry Campos (reitor da Universidade Federal do Ceará)

MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM

O Barco (Petrus Cariry. Ficção. 72’. Brasil. 2018. 14 anos). Première Brasil

Praça do Ferreira

20h00 – CINEMA NA PRAÇA

O Cangaceiro Trapalhão (Daniel Filho. Ficção. 90’. Brasil. 1983. Livre)