O Último Ato

por

07 de outubro de 2014

Um ator se prepara para entrar em cena, se maquiando e repetindo a convicta fala de que “todo o mundo é um grande palco”. Enquanto isso, a câmera nos mostra diversos ângulos desse ator nos mais diversos espelhos do camarim e, eventualmente, a sua imagem real. Chega um momento em que não sabemos mais qual imagem é real e qual imagem é do espelho. Essa é a primeira cena de “The Humblig”, e nela temos toda a síntese do filme.

_U6C1621.CR2

O filme conta a história do lendário ator de teatro Simon Axler (Al Pacino). Quando sente que está perdendo o dom para a atuação, ele entra em crise, sendo internado em uma casa de repouso.

_MG_5499.CR2

O filme trás muitas semelhanças com “Cisne Negro”, de 2010, pelo tema e forma de abordagem. Entretanto, enquanto o filme de Darren Aronofsky foca nas dificuldades de se conquistar o seu espaço no palco, este filme trata do drama de perdê-lo. É uma história sobre a idade, as dificuldades de se aposentar e a solidão. Para contá-la, duas forças se revezam: a de Al Pacino e a do diretor Barry Levinson

_U6C0651.CR2

O primeiro apresenta aqui uma de suas melhores atuações há décadas. Sempre com a impressão de que fala sobre sua carreira, o ator se liberta de manirísmos que marcaram suas atuações, mostrando uma exibição quase minimalista e nos fazendo crer na realidade de seu personagem.

pacino_722

Já Barry Levinson dirige com uma câmera oscilante, nos passando o desconforto e a confusão da mente do protagonista. Com diversos momentos de delírio e imaginação retratados de forma semelhante aos momentos reais, fica fácil se perder na trama. Esse duelo entre a realidade imposta pelo ator e a loucura proposta pelo diretor dá o grande tom do filme.

Mesmo com um pouco de excesso no roteiro e algumas tramas paraleras desnecessárias, o saldo final é extremamente positivo. Traçando paralelos com as peças de Shakespeare que interpreta, nunca sabemos o que de fato é real ou o que é atuação. E no final, sobra apenas uma certeza. O grande ator voltou.

 

Festival do Rio 2014 – Panorama do Cinema Mundial

THE HUMBLING (The Humbling)

Estados Unidos, 2014. 110 min.

De  Barry Levinson

Com  Al Pacino, Greta Gerwig, Kyra Sedgwick, Charles Grodin


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52