Iara – O Encanto das Águas

Lenda brasileira, em sombras contemporâneas, arrebata a plateia do 9o FENATIFS

por

30 de novembro de 2016

Dando continuidade a mostra paralela de animação, o último espetáculo apresentado foi o sensível “Iara- O Encanto das Águas” da Cia Lumiato de Formas Animadas/DF, dirigida pelo consagrado sombrista brasileiro Alexandre Fávero criador da Cia Teatro Lumbra de Animação e do Clube da Sombra, radicado em Porto Alegre/RS. Partindo de uma técnica já desenvolvida com grande sucesso, o da “bolha de sombra”, nos foi possível ver uma ótima variação desta técnica, executada com grande desenvoltura pelo casal de manipuladores, que utilizando-se de um material de trabalho que podemos classificar de “meia-bolha”, conseguem nos contar a bela história da lenda brasileira “Iara- O Encanto das Águas”.

iara-1

Dois manipuladores dão conta, com maestria, de dezenas de imagens e ambientes lúdicos e oníricos.

iara-2

Um dos pontos altos do espetáculo é a construção da manipulação sendo desvendada à plateia.

A Cia parte de um enredo muito rico, um índio da aldeia sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino. Assim, com uma impressionante riqueza de sombras contemporâneas, de engenhocas e inúmeras artesanias teatrais, que se metamorfoseiam em várias personagens, de tamanhos, formas e cores variadas, a Lumiato nos leva à um universo fantástico e mágico, através do jogo de luz e sombras. O desenho cênico de Fávero é de múltiplas e variadas sensibilidades. O ponto alto do espetáculo é quando os manipuladores invertem o sentido da manipulação e descortinam à nós os segredos e as técnicas para extrair estas lindas sombras. O que dá ao projeto uma autoralidade, um diferencial de qualidades. É verdadeiramente impressionante ver a criação de tantos mundos com tão poucos, porém essenciais equipamentos. Tudo funciona com grande harmonia, inteligência cênica e competência. Fechando com louvor a extensa e rica programação de animação do 9o FENATIFS. Iara, com a sua beleza e força natural nos encantou a todos, e nos levou às mais ricas profundezas dos rios da imaginação e da arte pura.

iara_diego_bresani_3

O espetáculo apresenta uma gama variada de técnicas de sombras, e ampliando muitas possibilidades entre o nítido e o fora de foco, entre o grande e o pequeno, e enriquecendo assim a narrativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52