Invasão a Londres

Tema pertinente com potencial desperdiçado.

por

10 de abril de 2016

IL04

Hollywood resolveu abraçar definitivamente o tema do terrorismo internacional e fazer dele uma espécie de catapulta para novas franquias. “Invasão a Londres” (London Has Fallen) tenta repetir (sem êxito nenhum) o impacto de seu antecessor “Invasão a Casa Branca” (Olimpus has Fallen de 2013) com o mesmo elenco e quase a mesma equipe de redatores, mas com um diferencial vital para sua sobrevivência: entregaram a direção ao desconhecido diretor iraniano Babak Najafi (segundo fontes, um ex refugiado da guerra do Irã) visivelmente desconfortável com o gênero.

IL03

Sem nenhuma sutileza, Najafi tenta reciclar os elementos mofados do cinema de ação da década de 70/80 (exército de um homem só, a chegada da “cavalaria da salvação” e o conflito final do herói com o vilão), e fracassa em todos os quesitos. O diretor imprime um tom arrogante e canastrão que soa obsoleto até mesmo para os espectadores menos exigentes. Este é o tipo de filme que é regido por uma previsibilidade irritante e, mesmo cercado por coadjuvantes respeitados (Melissa Leo, Morgan Freeman, Angela Basset), “Invasão a Londres” não oculta seu racismo e faz uma ostensiva propaganda ufanista reforçando a teoria imperialista de que o mundo gira em torno dos Eua.  Tudo é exagerado, desde a concepção dos heróis (homens praticamente indestrutíveis, sem defeitos e com resposta pronta para qualquer pergunta ou dúvida) até o cenário de guerra em uma Londres povoada por personagens arcaicos e estereotipados. Com aspecto de vídeo game e repleto de desnecessários alívios cômicos, Najafi pouco a pouco desperdiça as possibilidades de um subtexto sobre a audácia dos terroristas em solo ocidental – tema muito pertinente nos dias de hoje.

IL01

Para aqueles que curtem filmes de ação com adrenalina e suspense, “Invasão a Londres” é desapontador e entediante e só mantém o espectador acordado graças ao barulho das explosões dos pontos turísticos da capital londrina.

Invasão a Londres (London Has Fallen)

Reindo Unido, Eua, Bulgária, 2016. 99 min.

Direção: Babak Najafi

Com: Gerard Butler, Aaron Eckhart, Morgan Freeman, Owen Davis, Angela Basset, Radha Mitchell


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52