As Irmãs Quispe

por

14 de outubro de 2014

Em seu filme de estreia, Sebastian Sepúlveda se utiliza de uma bela fotografia para retratar a vida de três irmãs pastoras que moram isoladas no frio e desértico altiplano andino, cuidando de cabras e vendendo queijo para alguns viajantes. Posteriormente, com a ditadura Pinochet tomando conta de todo o país, as pessoas começam a abandonar os territórios vizinhos devido a um boato que afirma que os militares estão matando seus animais. Tudo isso, além do isolamento, a solidão e a alienação das personagens (uma delas teve medo de tirar foto para sua identidade) as leva a tomar uma atitude drástica.

quispe05

A história, assinada por Sepúlveda e baseada na peça Brutas, do aclamado dramaturgo chileno Juan Radrigán, é baseada em fatos reais que aconteceram em 1974, com as irmãs Justa, Lucía e Luciana. O diretor conseguiu promover uma eficiente reflexão sobre o isolamento e a solidão e suas consequências na vida de mulheres de três gerações diferentes. Para tornar o filme mais instigante, em sua segunda metade há a entrada de um personagem masculino, que se encontra literalmente e metaforicamente perdido. Esse homem serve para acentuar ainda mais a solidão das mulheres – especialmente a da mais jovem, que se demonstra sonhadora, quer usar um vestido e está interessada em saber como é ter um companheiro, em cenas que transbordam melancolia.

quispe02

O trio de atrizes principal – formado pela ótima Catalina Saavedra (de A Criada), Francisca Gavilán (de Violeta Foi Para o Céu) e Digna Quispe (que não é atriz profissional, e sim sobrinha das três irmãs Quispe “de verdade”; Digna ainda vive no mesmo local e da mesma forma que as tias viviam há 40 anos) – é outro um acerto.

quispe04

A premiada fotografia de Inti Briones captura os tons arenosos do deserto chileno e o clima seco. Sepúlveda conduz seu filme com poucos diálogos, de forma vagarosa, como um observador da iminente crise que as irmãs passarão, somente para terminar o filme com uma única imagem impactante.

quispe03

 Festival do Rio 2014 – Première Latina

As Irmãs Quispe (Las Niñas Quispe)

Chile/França/Argentina, 2013. 80 minutos.

Direção: Sebastián Sepúlveda

Com: Catalina Saavedra, Francisca Gavilán, Digna Quispe


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52