Jauja, com Viggo Mortensen, decepciona na Mostra SP 2014

O dia teve ainda um drama baseado em fatos reais, de André Téchiné, dois filmes de suspense e um documentário.

por

28 de outubro de 2014

Dia pra lá de agitado aqui na 38ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo, com cinco filme vistos em sequência. Entre os títulos, um drama baseado em um crime real, um suspense envolvendo as famílias da máfia italiana, um romance com toques de suspense e religião, além de um documentário sobre os novos artistas de circo.

o-milagre-miraklet-2Premiado no Festival Internacional de Montreal e exibido no de Chicago, O Milagre (Miraklet) é uma coprodução entre Dinamarca e Irlanda, escrita e dirigida pelo dinamarquês Simon Staho. No elenco, olhos mais atentos irão reconhecer Ulrich Thomsen (acima), premiado ator presente em várias produções exibidas no circuito comercial e ganhador do Oscar Em Um Mundo Melhor (2010), além de Sonja Richter (acima), vista aqui na mostra no filme de horror Quando os Animais Sonham.

o-milagre-miraklet

A história conta sobre o retorno de um homem para uma pequena cidade, onde no passado ele disputava campeonatos de dança com sua namorada. Hoje, ela está paralítica e casada com um padre local, com quem tem um filho. Mas a chegada do “estranho” vai promover mudanças na rotina do lugar e das pessoas. Ao reacender a antiga paixão, ele provoca uma inesperada reação do religioso, que parece estar disposto a levar tudo para um final inesperado. Nota 3 de 5.

Programação
Indisponível

almas-negras-anime-here-4

O drama com toques de suspense Almas Negras (Anime Nere) foi exibido na seleção oficial do Festival de Veneza 2014. Baseado no romance de Gioacchino Criaco, o filme foi escrito e dirigido pelo premiado diretor Francesco Munzi (Saimir).

almas-negras-anime-here-2Em uma pequena cidade encravada nas colinas da Calábria, um pai tenta levar sua vida de maneira digna, deixando de lado os negócios da família mafiosa, ligada ao tráfico de armas e drogas. A situação fica fora de controle quando seu filho adolescente, que idolatra esse lado “poderoso” dos parentes, acaba acendendo uma antiga disputa entre famílias da região, dando início a uma inesperada escalada de assassinatos. Nota 3 de 5.

Programação
Dia 28/1022:10 – Reserva Cultural 1

jauja-2

Ganhador do Prêmio FIPRESCI (Prêmio da Crítica Internacional) no Festival de Cannes 2014, Jauja tem direção do premiado cineasta argentino Lisandro Alonso, que já esteve na 28ª Mostra SP com seu longa Los Muertos (2004). Além de dirigir, ele também escreveu o roteiro com o poeta Fabián Casas, amigo do ator Viggo Mortensen (acima), que topou ser protagonista, compor a música e ainda atacar de produtor do projeto.

jauja-3

Durante uma expedição em um lugar inóspito e misterioso, um pai (Mortensen) começa uma busca incessante pela filha desaparecida, que fugiu com um dos jovens do grupo. Cheio de imagens incríveis, parte delas rodadas na Argentina, o filme tem um ritmo muito lento, pode soar pretensioso (e distante) para muita gente, além de causar estranheza ao optar por ser exibido no clássico formato quadrado (1,33). Nota 1 de 5.

Programação
Dia 28/10 – 15:00 – CineSesc
Dia 29/10 – 19:20 – MIS – Museu da Imagem e do Som

o-homem-que-elas-amavam-demais-l-hommr-qu-on-amait-trop-2014-Andre-Techine-4

Baseado em fatos reais e no livro de Renée Le Roux e Jean-Charles Le Roux, O Homem que elas Amavam Demais (L’homme Qu’on Aimait Trop) foi dirigido e também roteirizado por André Téchiné (Rosas Selvagens). Figura carimbada da Mostra, com vários filmes exibidos em edições anteriores, o famoso cineasta apresenta uma obra estrelada pelos veteranos Catherine Deneuve, Guillaume Canet, além da bela Adèle Haenel, atriz da nova geração, vista aqui na Mostra SP 2014 no filme Amor à Primeira Briga.

o-homem-que-elas-amavam-demais-l-hommr-qu-on-amait-trop-2014-Andre-Techine-2

A história conta sobre a luta da proprietária de um cassino (Deneuve) em Nice,  na França, contra o poder de um mafioso local. Não bastasse o conflito financeiro em que ela está metida, precisa lidar com o envolvimento de sua filha (Haenel), apaixonada pelo advogado da família (Canet), envolvendo todos em um crime de difícil solução e que ganhou as manchetes dos principais jornais durante anos. Nota 3 de 5.

Programação
Dia 29/10 – 18:50 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 2

tocando-o-ceu-grazing-the-Sky-2

Exibido no Festival Internacional de Palm Springs, Tocando o Céu (A Ras del Cielo / Grazing the Sky) é o segundo longa do cineasta mexicano Horácio Alcala. Em forma de documentário, essa coprodução entre Espanha, México, Portugal revela de variadas maneiras uma parcela dos bastidores dos espetáculos de circo moderno, tão famosos nos dias de hoje.

A012_C023_0131PZ

Misturando depoimentos e muitas cenas de treinamento, o doc coloca o espectador em contato com as façanhas de acrobatas de circo, capazes de superar a dor e os riscos por conta do amor que sentem pela profissão, muitas vezes, encaradas até como o “ar” que respiram. Entre as curiosidades, a presença de um atleta brasileiro, de São Paulo, no elenco de “heróis”. Nota 3 de 5.

Programação
Indisponível

O Almanaque Virtual viajou a convite da 38ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo. Leia mais sobre a Mostra SP 2014 nos links abaixo:

NOTÍCIAS
Mostra SP 2014: A Gangue é uma experiência chocante
Mostra SP 2014: Terça é dia de Festival de Cannes
Mostra SP 2014: A Guerra das Patentes provoca a reflexão
Mostra SP 2014 divulga os filmes mais votados pelo público
Mostra SP 2014 traz o cinema dentro do cinema para o cinema
Mostra SP 2014: Labyrinthus resgata a pureza juvenil
Juliette Binoche na Trilogia das Cores da Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: Irandhir Santos e atriz de Azul é a Cor Mais Quente
Documentário Cássia emociona na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: Leia entrevista exclusiva com Manoel de Oliveira
Reese Witherspoon estreia Livre, hoje na Mostra SP 2014
Cinco vezes Irandhir Santos na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: 10 filmes nacionais já premiados
Mostra SP 2014: Castanha e Amor à Primeira Briga são diferentes
Filme com Deborah Secco emociona na Mostra SP 2014
Pássaro Branco na Nevasca estreia na Mostra SP 2014
Mostra SP 2014: Marcelo Galvão fala de aplicativo para deficientes
Mostra SP 2014: Steve Carell brilha em Foxcatcher
Mostra SP 2014: Programação gratuita faz a festa dos cinéfilos
Mostra SP 2014: Relatos Selvagens diverte a plateia
Mostra SP 2014 – 10 filmes imperdíveis
Relatos Selvagens abrirá a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2014

CRÍTICAS
Relatos Selvagens
Boa Sorte
A Despedida
Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo