João o Alfaiate- Um herói inusitado
Encenação mescla teatro de texto e partituras físicas, e não explora muito nesta montagem, a arte da mímica
A consagrada Cia, em mímica, Etc e Tal apresenta no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) do Rio de Janeiro, até o dia 19 de novembro, às 16h, o seu mais novo espetáculo João o Alfaiate- Um herói inusitado com texto original de Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles- Lôbo, e direção de Alvaro Assad, inspirado em conto de tradição oral popular “João Mata Sete”, que foi compilado no livro Contos para a Infância e para o Lar dos Irmãos alemães Grimm, com o nome de “O Alfaiate Valente”. O espetáculo narra a história de um Alfaiate que conta ao mundo sua valentia ao matar sete insetos pousados em sua refeição, num reino onde seres fantásticos apavoram a Vila Central. A notícia se espalha até chegar ao Rei. Este, manda trazer o Alfaiate, certo da existência de um grande herói, para a missão desafiadora de livrar o reinado dos temidos problemas da realeza. Sem ter tempo de saber do que se trata, o Alfaiate se vê diante da missão. Distraído pela própria interpretação dos fatos e pela astúcia do Monarca, costura soluções nas situações diante das tarefas designadas para ele.

A inventiva cenografia se destaca com força nesta nova montagem da Cia Etc e Tal. Foto Rafael Bisbis.
A Etc e Tal que é uma Cia especializada na técnica de mímica, geralmente ao usar texto, se fazia valer mais de uma língua também inusitada de nome gromelô; entretanto, neste novo projeto, a direção e concepção do espetáculo de Assad optou em realizar uma encenação mesclada entre teatro de texto e partituras físicas, e não explorando muito nesta montagem, a arte da mímica. Esta opção propiciou a Cia em sair de seu lugar de conforto, e se aventurar por novas configurações de linguagens, onde se privilegiou o uso da palavra no Rei, de pouco texto e gromelô no Alfaiate, e no silêncio do Bobo.

O visagismo de Cleber de Oliveira é um dos grandes destaques no universo estético e conceitual da encenação. Foto Rafael Bisbis.
A marca da Etc e Tal, nesta montagem, aparece mais em uma postura corporal bem executada e criada; mas que esbarra no ritmo e na imprecisão da articulação do texto falado da dramaturgia proveniente de um conto, com o trabalho corporal. Os grandes acertos da montagem estão no campo estético: o ótimo visagismo de Cleber de Oliveira, que construiu com minúcias e detalhes, cada um dos campos visuais das personagens. Dando as mesmas um recorte muito particular, que salta aos olhos a sua tridimensionalidade e animação. Aliando-se a isso também o ótimo cenário. Muito inventivo, mágico e bem executado. Um grande cubo que surpreende-nos com a tela pintada que se anima, e se transforma em diversos momentos. Esse jogo do bidimensional e do tridimensional, no visagismo e no cenário é de grande delicadeza e sensibilidade, e que se harmoniza com todo o projeto da competente Cia. Os belos figurinos de Flavio Souza acompanham as qualidades conceituais da encenação. Os atores Alvaro Assad tem um ótimo desempenho como o Alfaiate, onde se mantém a vontade dentro do seu universo físico, do gromelô e do pouco texto. Marcio Moura, com o auxílio da sua ótima caracterização, aproveita a sua composição para criar um registro vocal marcante, mas apresenta um certo descompasso na junção do ritmo corporal com o verbal. Melissa Teles Lobo, cumpre o seu papel como Bobo da Corte.
Ficha técnica
Concepção Cênica e Texto Original: Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo
Atuação: Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles- Lôbo.
Direção e Preparação Mímica: Alvaro Assad
Música Original: Joaquim de Paula
Figurinos: Flavio Souza
Visagismo (maquiagem, cabelos e próteses): Cleber de Oliveira
Desenho de Luz: Aurélio Oliosi
Desenho de Arte (Painéis do Cenário): Tarcísio Zanon
Colorização dos Paineis do Cenário e Arte Cenográfica: Raquel Theo
Cenotécnia e Adereços: Rafael Bis Bis e Raquel Theo
Assistência de Figurinos e Cenários: Anna Fernanda
Bonecos de Espuma: Marcos Monte
Mini cases de Proteção para Adereços e Visagismo: Arise Assad.
Operação de Luz e Som: Fernanda Sabino
Apoio Operacional, Montagem e Registro: Levi Leonardo
Produção Executiva: Lu Altman
Assessoria de Imprensa: Alexandre Aquino
Realização: Centro Teatral e Etc e Tal (Almamel Produção Cultural Ltda)
Serviço
Estreia para o público no dia 29 de outubro (domingo)
Com a Cia Teatral Etc e Tal – Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo
Local: Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro)
Data: Sábados e domingos, de 29 de outubro a 19 de novembro
Concepção Cênica e Texto Original: Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo
Direção: Alvaro Assad
Estreia para público: Domingo, dia 29 de outubro
Horário: 16h
Duração: 50 minutos
Capacidade: 142 lugares
Ingresso: R$ 20 inteira / R$10 meia-entrada
Classificação etária: Livre (Indicado acima de 05 anos)
Telefone: (21) 3261-2550
Funcionamento: Terça a domingo, do meio-dia às 19h.
Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52