Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1

por

23 de novembro de 2014

Primeira parte da adaptação cinematográfica do último livro da trilogia best-seller da escritora Suzanne Collins, “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1” possui um caráter mais reflexivo em relação a seus precedentes e preliminar em relação ao próximo da sequência, que encerrará a franquia. Enquanto “Jogos Vorazes” é um filme introdutório com foco na violência dos jogos e “Jogos Vorazes: Em Chamas” apresenta um conteúdo mais social e político e se volta para os bastidores e contrastes da sociedade do espetáculo, este se concentra nos bastidores da guerra e da revolução e no drama dos personagens. Com um viés político e midiático voltado para a conjuntura da guerra, a trama desenvolve temáticas como o poder que a propaganda exerce sobre a população (remetendo à Teoria da Bala Mágica, surgida no período entre guerras, que discorre sobre as formas de dominação social ligadas a interesses políticos e econômicos) e que o marketing exerce nos discursos políticos, passando pela questão da importância da criação do símbolo (O Tordo) e do hino, através da música “The Hanging Tree”, que é cantada pela personagem Katniss e gruda na cabeça. A palavra-chave de “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1” é manipulação – da mídia, do povo e de Katniss e Peeta por Coin e Snow, sugerindo que não existe um lado totalmente bom ou mau quando se trata de política, apenas interesses; algo bastante pertinente diante da situação que passamos nas últimas eleições presidenciais.

JV A Esperan+ºaPI 10

“The Hunger Games: Mockingjay – Part 1” (no original) se passa principalmente no Distrito 13, que tornou-se completamente subterrâneo após a destruição ordenada pela Capital e possui um arsenal de armas oculto para fazer frente à mesma. É para lá que Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é resgatada depois de arruinar para sempre os jogos vorazes, dos quais participou duas vezes. Sob o comando da Presidente Alma Coin (Julianne Moore) e seus subordinados, Katniss se vê numa complicada posição em que precisa manter sua imagem de heroína inspiradora para todos os membros dos distritos restantes de Panem, proteger a mãe e a irmã, salvar Peeta (Josh Hutcherson, que pouco aparece) das garras do Presidente Snow (Donald Sutherland, em mais uma excelente encarnação) e, claro, permanecer viva. Oscilando entre o medo e a coragem, Katniss encontra em Gale (Liam Hemsworth) e Finnick (Sam Claflin), tão traumatizados quanto ela, identificação e força para seguir em frente. Philip Seymour Hoffman interpreta mais uma vez Plutarch Heavensbee em um de seus últimos papéis no cinema. Um papel pequeno para o grande Hoffman, que infelizmente nos deixou tão cedo este ano, mas que é a base para a ocorrência de muitas situações durante a trama. O filme é, inclusive, dedicado a ele.

Die Tribute Von Panem - Mockingjay Teil 1

Dirigido por Francis Lawrence (“Jogos Vorazes: Em Chamas” e “Água para Elefantes”), esta primeira parte prepara o terreno para a segunda parte, permanecendo incompleta, como já visto antes nas séries Harry Potter e Crepúsculo. Tal decisão de cunho financeiro de dividir o último filme em dois promove uma quebra no ritmo da história, estrategicamente para criar uma maior expectativa na exibição do “episódio” seguinte, como numa série de televisão. Aos que esperam muita ação como nos longas anteriores, a decepção é provável, pois ela acontece somente no final do enredo, dando apenas uma amostra do que virá a seguir, a fim de aumentar a ansiedade e a curiosidade do público. Escrito a seis mãos por Suzanne Collins, Peter Craig e Danny Strong, o roteiro trabalha com a angústia e o medo iminentes no período pré-guerra, e com o implícito, exigindo um compasso mais lento da história, que o diretor soube guiar com competência.

JV A Esperan+ºaPI 7

A trilogia “Jogos Vorazes” é mais do que uma simples distopia juvenil, e já demostrou isso com as películas anteriores. Apesar de inferior à segunda, “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1” é um bom filme com bastante conteúdo a ser extraído. Para os que apreciam maior reflexão no cinema, será uma grata surpresa – basta saber apreciar.

 

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (The Hunger Games: Mockingjay – Part 1)

EUA – 2014. 122 minutos.

Direção: Francis Lawrence

Com: Jennifer Lawrence, Liam Hemsworth, Josh Hutcherson, Julianne Moore, Donald Sutherland, Philip Seymour Hoffman e Sam Claflin.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52