Jorge Ventura e Paulo Chacon lançam livro no Rio de Janeiro

Obra dedicada aos vilões de Gotham City mescla poesia e quadrinhos.

por

11 de agosto de 2015

Promover o encontro da poesia com a cultura pop. Esse é o objetivo do escritor Jorge Ventura e do ilustrador Paulo Chacon, que promovem o lançamento da obra “O ReVerso do Morcego” nos próximos dias 15 e 24 de agosto, no Rio de Janeiro.

O livro, uma ode aos vilões de Gotham City, reúne 30 poemas de Ventura ilustrados por Chacon, todos eles dedicados especialmente aos personagens insanos, cruéis e sedutores que habitam o universo Batman e são tão comuns à nossa realidade social e condição humana.

Membro fundador do fã-clube Ordem Filosófica do Homem-Morcego e um dos editores do fanzine Tribuna do Morcego, Jorge Ventura é poeta, escritor, ator, jornalista e publicitário, e já havia se dedicado ao mundo do Homem Morcego em “Sock! Pow! Crash! – 40 anos da série Batman da TV”, lançado pela editora OperaGraphica em 2006. Agora, para fundir poesias e traços, ele se une a Paulo Chacon, bacharel em Comunicação Social e desenhista profissional, editor do fanzine “Batmania – O Retorno” e criador do selo Companhia de Quadrinhos Independentes,  por onde publicou as obras “Suburbanos”, “De Olhos Fechados” e “Até o Fim”.

A publicação, uma obra independente que conta com o apoio artístico da CQI e executivo de Guilherme Albuquerque, pretende atrair dois públicos aparentemente distintos, o apreciador de poesia e o de histórias em quadrinhos, e é complementada pelo prefácio de Mario Abbade (Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), pelo glossário de Márcio Escoteiro (um dos maiores especialistas do personagem Batman no Brasil) e pelo posfácio de Sílvio Ribas (jornalista e escritor, autor do Dicionário do Morcego).

Os eventos acontecerão em dois finais de semana.

No dia 15 de agosto, sábado, os autores receberão o público para uma sessão de autógrafos a partir das 15h. O local não poderia ser mais apropriado: o Bartman, bar temático dedicado ao herói, que fica na Rua Buarque Macedo, n.º 83, no Catete, Rio de Janeiro.

No dia 24 de agosto, segunda-feira, o evento será realizado na Livraria Cultura (Cine Vitória), das 18h às 21h, na Rua Senador Dantas, n.º 45, Centro, Rio de Janeiro.

O ReVerso do Morcego

O ReVerso do Morcego