Katy Perry encerra turnê brasileira com homenagem a Marielle Franco
Cantora volta ao Brasil com show impecável
Katy Perry terminou sua nova turnê pelo Brasil ontem (18) na Praça da Apoteose com um show animado, colorido e profundamente tocante com sua homenagem a Marielle Franco, vereadora assassinada na última semana.
Com as pistas lotadas da praça da Apoteose, Katy surgiu no meio do público para abrir sua “Witness – The Tour” no Rio de Janeiro, com uma introdução da música que leva o nome da turnê em uma versão redux, ela seguiu com “Roulette”, “Dark Horse” e “Chained to The Rhythm”. Todas do novo álbum. Após uma troca de figurinos (e foram muitas durante o show), a diva pop voltou ao palco que já não lembrava a viagem interplanetária e dos mares explorados inicialmente. Foi o momento de relembrar o colorido californiano que levou ao estrelato a filha de dois pastores evangélicos com a música “I Kissed A Girl”, cujo refrão famoso diz “Eu beijei uma menina e gostei”. Essa retrospectiva de seus primeiros hits foi de “Teenage dream”, um mix de “Hot’n’cold” com “Last Friday Night (T.G.I.F)”, “California Gurls” e “I Kissed a Girl”.
O show tem inúmeras interações com o público nesta sua quarta turnê mundial. A artista fez shows no Brasil em 2011 e 2015, incluindo apresentações no Rock In Rio. Dona de um carisma e domínio de palco ela comanda um espetáculo visual impecável. Projeções, coreografias, luzes, figurinos e cenografia são elementos fundamentais de sua performance ao vivo. Num mundo onde imperam os downloads e streamings é vital ter um diferencial nos shows e Katy está entre as que tem essa melhor compreensão.
O palco foi desenhado pela designer britânica Es Devlin, que também foi criadora de “Monster Ball”, de Lady Gaga, e “Formation Tour”, de Beyoncé. Em Witness (testemunha em inglês) temos um painel com um olho gigante que observa tudo que a cantora e seus bailarinos fazem para levar os fãs ao delírio. Democrática, ela tem parte do palco estendido, onde forma uma espécie de lágrima e ali canta em várias ocasiões, fazendo sua apresentação quase um teatro de arena.

A Artista que já havia dado provas de sua versatilidade ao se apresentar no Super Bowl (2015), a final das conferências do futebol americano, que tem a maior audiência esportiva mundial. Foi ali que se tornou icônico Left Shark (de California Gurls), o tubarão que agora marca sua presença no palco e nas camisetas da tour. Depois desse momento colorido, o repertório volta as canções do novo álbum, como “Bon Appétit”.

A cantora também adota um visual futurista. Se na apresentação paulista, na Arena Allianz, na noite de anteontem, o destaque ficou por conta da participação da cantora brasileira Gretchen, que já tinha participado de um clipe com Katy Perry. Juntas dividiram o palco em “Swish Swish” e levaram os fãs paulistas ao êxtase. O encontro das duas era esperado. Foi no Rio, que houve o momento mais tocante e inesperado da turnê brasileira. No palco, no meio do olho, surgiu a imagem de Marielle Franco. O público reagiu com os gritos de “justiça” e “presente”, como tem sido feito nas manifestações recentes desde que a vereadora foi assassinada. Katy após uma pausa pegou o microfone e anunciou a presença da irmã e filha de Marielle que se juntaram a artista no palco. Katy fez minuto de silêncio, deu a palavra para as duas, consolou a filha e dedicou sua próxima canção “Unconditionally” à ativista morta. Foi indescritível a emoção do público. A irmã e filha já tinham ido as lágrimas no palco.
Katy então voltou ao show que seguiu com músicas recentes e terminou com “Part of Me”, “Roar” e a idolatrada “Firework”. Escolha que só reforça e mostra como o show é feito para arrebatar os fãs com suas canções. Assim a diva pop encerrou a passagem de Witness The Tour, que começou no país, no último dia 14, em Porto Alegre.
O setlist oficial de Katy Perry no Rio foi
Show Intro/Witness Short
Roulette
Dark Horse
Chained to the Rhytm
Teenage Dream
Hot’n’Cold/TGIF
California Gurls
I kissed a Girl
Dejá-Vù
Tsunami
ET
Bon appetite
Wide Awake
Unconditionally
Power
Part of Me
Swish Swish
Roar
Firework
Fotos de divulgação por Tuiki Borges, Kevin Mazur e Rony Alwin