Livre

por

15 de janeiro de 2015

Na cena de abertura, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) está à beira de um ataque de nervos. Seus pés estão em carne viva e um de seus sapatos rolou montanha abaixo. Cercada por uma exuberante natureza, Cheryl encontra-se sozinha e desamparada. Este é o pontapé inicial do filme Livre (Wild, 2014) do diretor canadense Jean-Marc Vallée, baseado no livro de memórias de Cheryl Strayed (“Wild: From Lost to Found on the Pacific Crest Trail”).

filme-wild-2

Através de flashbacks, Vallée vai montando gradualmente o retrato da vida pessoal de Cheryl que, depois do trágico falecimento de sua adorável mãe (Laura Dern em ótimo desempenho) e uma série de escolhas erradas, resolve fazer uma trilha de 4.200 quilômetros que inclui toda a costa leste dos Estados Unidos, da fronteira do México até o Canadá, conhecida como “Pacific Crest Trail”. Sem experiência nenhuma, Cheryl utiliza a caminhada como objeto libertador de uma fase de autodestruição repleta de drogas e sexo promíscuo.

185343

Vallée nos transporta para esta jornada redentora com alguma experiência adquirida em sua gestão norte americana. O cineasta canadense vem conseguindo agradar gregos e troianos com histórias que enfocam personagens aprisionados em situações dramáticas e limítrofes (vide A Jovem Rainha Vitória de 2009 e O Clube de Compras Dallas de 2010 que rendeu o primeiro Oscar de melhor ator a Matthew McConaughey). Apesar de apelar para os lugares comuns e recorrer a vitimação vulgar, o diretor dribla o melodrama barato com eficiência cênica conseguindo imprimir uma credibilidade madura em uma narrativa que favorece a introspecção e o silêncio.

images (5)download (16)

Diferente de filmes que tratam do mesmo tema, como Na Natureza Selvagem (2007) e Tracks (produção australiana de 2013), Livre (Wild) se concentra em decifrar com muito interesse os traumas íntimos de Cheryl que aos poucos, se desvencilha de sua bagagem emocional representada pelos objetos inúteis que carrega em sua gigantesca e pesada mochila.

Reese Witherspoon, produtora executiva deste projeto, interpreta Cheryl com muita energia e convicção principalmente nos momentos de dor, raiva, arrependimento e frustração. Depois de um período de filmes medíocres, Reese retoma sua carreira com um papel complexo e moralmente ambíguo o que pode ser encarado como uma espécie de redenção e volta por cima na carreira da atriz.

 download (17)images (4)

Livre (Wild) é um filme com uma visão simplista da vida, mas seus momentos inspiradores motivam o espectador a repensar sobre o excesso de peso inútil que o ser humano carrega ao longo da vida.

 

 

Livre (Wild)

Eua, 2014. 115 min

Direção: Jean-Marc Vallée

Com: Reese Witherspoon, Laura Dern, Gaby Hoffmann, Thomas Sadoski, Kevin Rankin

Avaliação Zeca Seabra

Nota 4