Mais filme brasileiro em Berlim divulga cartaz: Querência

O filme fará sua première internacional na Mostra Fórum do Festival Internacional de Cinema de Berlim. O longa foi rodado em Unaí, Minas Gerais.

por

04 de fevereiro de 2019

“Querência”, de Helvécio Marins Jr. (“Girimunho”), acaba de divulgar cartaz oficial. O filme fará sua première internacional na Mostra Fórum do Festival Internacional de Cinema de Berlim. O longa foi rodado em Unaí, Minas Gerais.

O longa conta a história de Marcelo um vaqueiro que tem sua vida transformada após ser vitima de um grande assalto na fazenda em que trabalha onde levaram um grande número de cabeças de gado. Com o a ajuda de seus amigos se reconstrói para realizar seu maior sonho: o desafio de se tornar um grande narrador de rodeios.

A produção é da Muiraquitã Filmes, Canabrava Filmes, em coprodução com VideoFilmes e Autentika Films. No Brasil o filme vai ser distribuído pela Vitrine Filmes.

SINOPSE

Marcelo vive no sertão de Minas Gerais. Ama a vida no campo e trabalha como vaqueiro, mas quer se tornar narrador profissional de rodeios. Um dia a fazenda em que vive sofre um grave assalto. O incidente o impacta profundamente. Com a ajuda de seus melhores amigos, encara o desafio de se reerguer para realizar seu maior sonho: o desafio de se tornar um grande narrador de rodeios.

ELENCO

Marcelo di Souza

Kaic Lima

Carlos Dalmir

Marcia Rosa

 

FICHA TÉCNICA

Dirigido e Escrito por: Helvécio Marins Jr.

Produção: Muiraquitã Filmes e Canabrava Filmes

Coprodução: Videofilmes e Autentika Films

Produzido por: Eliane Ferreira e Pablo Iraola

Coproduzido por: Walter Salles, Paulo de Carvalho e Gudula Meinzolt

Direção de Fotografia: Arauco Hernandez Holz

Montagem: Telmo Churro

Música, desenho de som e mixagem: O Grivo

Som Direto: Gustavo Fioravante

Produção executivaEliane Ferreira

Direção de Arte e Figurino: Denise Sales Vieira

Direção de Produção: Mariana Andrade

Assistente de Direção: Paula Santos

SOBRE O DIRETOR – HELVÉCIO MARINS JR.

Helvécio Marins Jr. é pós graduado em cinema pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica – Minas Gerais). Seus filmes receberam mais de 60 prêmios nos mais importantes festivais internacionais e brasileiros, como Veneza, Havana, Nantes, Barcelona, Mar del Plata e Brasília.

Suas obras foram também selecionadas e exibidas nos principais eventos de cinema do mundo, como Toronto, Veneza, Berlim, Locarno, San Sebastian, Roterdã, IDFA, Melbourne, Centre Georges Pompidou e MoMA NY. Além disso, foram comercializadas para TVs de diversos países. Em 2012, a Lume lançou nacionalmente a sua coletânea de curtas em DVD.

Girimunho, seu primeiro longa-metragem, fez sua estreia mundial no 68º Festival de Veneza, onde recebeu o prêmio “Interfilm”. Foi distribuído comercialmente na França, Alemanha e Espanha, além de outros cinco países, recebendo excelentes resenhas nos mais prestigiosos veículos da crítica internacional, como Le Monde, Sight and Sound, El País, NY Times, Tagesspiegel, entre outros.

Em julho de 2012, o Festival Internacional de Vila do Conde exibiu uma retrospectiva de sua obra. Em setembro de 2014, a Cinemateca Alemã também realizou a mesma retrospectiva. Atualmente, o cineasta trabalha no desenvolvimento de seu terceiro longa como diretor: Cuba em Portugal, seu primeiro longa-metragem a ser rodado em Portugal, com produção de Luís Urbano, à frente da produtora O Som e a Fúria.

Querência, seu segundo longa, faz sua estreia mundial no Festival de Berlim (Berlinale). Rodado no segundo semestre de 2016, em uma fazenda no noroeste de Minas Gerais, o filme é uma coprodução entre as produtoras brasileiras Muiraquitã Filmes, Canabrava filmes e VideoFilmes, de Walter Salles; e possui coprodução com a alemã Autentika Films. Querência foi premiado com importantes fundos internacionais: o fundo alemão, ligado à Berlinale, World Cinema Fund e o fundo suíço Visions Sud Est. Em 2014, em Berlim, Helvécio foi premiado pelo governo alemão e pela DAAD pela relevância de sua obra.