Marcos Veras estreia Acorda Pra Cuspir

Novo monólogo é ácido e provocante

por

18 de maio de 2016

Acorda Pra Cuspir 001Acorda pra Cuspir estreia em São Paulo e traz Marcos Veras apresentando uma nova faceta para o grande público. “É um espetáculo completamente diferente do que vinha fazendo, quem espera um stand-up vai se surpreender”, diz o ator e humorista Marcos Veras sobre sua nova peça, que aposta no ácido e provocativo. Acorda Pra Cuspir 002Um dos destaques da nova geração de humoristas, Veras fez teatro por mais de uma década. Entretanto ele afirma que foi graças ao stand-up “Falando a Veras” que ficou conhecido. E também ao canal de humor Porta dos Fundos, um dos pioneiros do gênero na internet. Na sua carreira também contam passagens pelos programas “Zorra Total” e “Encontro com Fátima Bernardes”.

Acorda Pra Cuspir 002 bA nova peça também é uma comédia, mas o texto é do renomado dramaturgo Eric Bogosian que escreveu “Talk Radio”, “SubUrbia” e “Sexo, Drogas e Rock’n’Roll” (os dois primeiros tem ótimas adaptações para o cinema) e já foram montados por aqui. O texto que tem 14 anos parece que foi feito ontem, é moderno e atual. Crítica a sociedade através da fama a qualquer custo. Interpretado pelo próprio autor estadunidense quando montado, Marcos Veras fala sobre a questão do improviso em cena: “Eu sou muito disciplinado com o texto, respeito muito o texto de quem escreveu”.

Acorda Pra Cuspir 003O texto tem um paralelo com acontecimentos atuais. “Calhou com um momento que a gente vive no país, que não tem nada a ver com política. E sim, com a insanidade. Não tem necessidade de atualizar, falar da greve dos taxistas, do impeachment, o discurso da peça já é super atual”, explica.

O texto original de 88 páginas foi reduzido no processo de adaptação, “Senão a peça teria quatro horas”, explica o diretor Daniel Herz, que conseguiu condensar tudo em 80 minutos na tradução de Mauricio Guilherme. “Fizemos um trabalho forte para que se chegasse à síntese, à essência que realmente teria força nesta transposição para o Brasil, que tivesse impacto no nosso público”, justifica.

Acorda Pra Cuspir 004Acorda pra Cuspir pra começou sua temporada oficial, em São Paulo, no Teatro Porto Seguro, às quartas e quintas. Marcos Veras que também está filmando um longa, ainda encontra tempo para excursionar com a peça nos finais de semana por várias capitais do Brasil. A previsão de estreia para o Rio de Janeiro é em agosto.

Acorda Pra Cuspir

Onde: Teatro Porto Seguro. Al. Barão de Piracicaba, 740 (tel.: 4003-1212).

Quando: 4ª e 5ª, 21h.

Quanto: R$ 50 e R$ 80.

 

Duração: 80 min

Classificação etária: 14 anos