“Maria do Caritó” terá exibição especial neste sábado (31/08) no 29º Cine Ceará

“Maria do Caritó”, estrelada por Lilia Cabral e dirigida por João Paulo Jabur, fará sua estreia mundial no 29º Cine Ceará

por

31 de agosto de 2019

thumbnail

Fonte: Divulgação do Festival via assessoria primeiro plano

“Maria do Caritó”, estrelada por Lilia Cabral e dirigida por João Paulo Jabur, fará sua estreia mundial no 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema no sábado, 31/08. A comédia é baseada na peça homônima de Newton Moreno. A atriz Lilia Cabral, a produtora Elisa Tolomelli, o diretor João Paulo Jabur e o autor Newton Moreno estarão presentes na sessão. Nessa mesma noite Lilia Cabral será homenageada. O ator José Loreto entregará o troféu Eusélio Oliveira para a atriz.

Nessa noite também começará a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem com a exibição de “Canção sem Nome”, de Melina León. O longa, baseado em uma história real, estreou mundialmente no Festival de Cannes 2019. O filme conta a história da busca de Georgina pela sua filha roubada em uma falsa clínica de saúde. Em sua saga o jornalista Pedro Campos assume a investigação do caso. O evento começa às 19h00 no Cineteatro São Luiz. A diretora e a atriz Pamela Mendoza Arpi estarão na sessão.

Às 23h começa a música na Praça do Ferreira com show da Superbanda.

A Mostra Cinema na Praça começa às 18h30 no Palco Rogaciano Leite.

No Cinema do Dragão, às 14h30, começa a Mostra Olhar do Ceará. Serão exibidos os filmes “Espavento”, de Ana Francelino; e“Tremor iê”, de Elena Meirelles e Lívia de Paiva.  Após as exibições terá um bate-papo com as diretoras de 16h30 às 17h30.

Na manhã de hoje, às 10h30, acontece também a coletiva com a equipe do longa exibido na abertura – “A Vida Invisível” no Hotel Oásis Atlântico.

Às 12h acontece o lançamento do livro “A História do Cinema Para Quem Tem Pressa”, de Celso Sabadin.

Às 9h30 na TVC acontece a 3º Reunião do Fórum Nordeste das Emissoras Públicas.

O Festival

O 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, acontece de 30 de agosto a 6 de setembro em Fortaleza. É uma realização da Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal, Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), Secretaria Estadual da Cultura, e da Prefeitura de Fortaleza através da Secultfor. Conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da SP Combustíveis, M. Dias Branco, Cagece, Banco do Nordeste, Café Santa Clara, Nacional Gás, Cegás, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional de Cinema (ANCINE). A promoção é da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Agradecimentos: Enel.

FOTOS E MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS FILMES

SERVIÇO

29° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 30 de agosto a 6 de setembro de 2019 em Fortaleza. Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n – Centro) e Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).

Mais informações: www.cineceara.com. Email: contatos@cineceara.com. Tels: (85)3055-3465 e 99134-1101. Instagram: @cineceara. Facebook: FestivalCineCeara.

Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local.

Abertura dia 30/08: Parte para convidados e parte aberta para o público, com distribuição de 200 ingressos na bilheteria do Cineteatro São Luiz a partir das 10h30 do dia 29/08.

Para a programação de 31/08 a 06/09 (encerramento) no Cineteatro São Luiz: Distribuição de ingressos na bilheteria duas horas antes do início de cada sessão. Gratuito

Mostras no Cinema do Dragão: a partir das 14h, na bilheteria. Gratuito.

PROGRAMAÇÃO 31/08 (SÁBADO)

TVC

9h30 – 3º REUNIÃO DO FÓRUM NORDESTE DAS EMISSORAS PÚBLICAS

Hotel Oásis Atlântico

10h30 – DEBATE COM OS REALIZADORES

Longa e curta da noite de 30/08 (sexta) longa “A Vida Invisível” e curta “A Memória da Igualdade”.

12h00 – LANÇAMENTO LIVRO

“A História do Cinema Para Quem Tem Pressa”. Autor: Celso Sabadin. Editora Valentina.

Cinema do Dragão, sala 2

14h30 – MOSTRA OLHAR DO CEARÁ

Espavento (Dir. Ana Francelino. Ficção. 24’. Ceará. 2019.14 anos)                                 Tremor iê  (Dir. Elena Meirelles e Lívia de Paiva. Ficção. 89’.Ceará.2019.14anos)

DEBATE COM REALIZADORES APÓS AS SESSÕES

Palco Rogaciano Leite

18h30 – Mostra Cinema na Praça

Cineteatro São Luiz

19h00 – Homenagem – Lilia Cabral

EXIBIÇÃO ESPECIAL

Maria do Caritó (Dir. João Paulo Jabur. Ficção. 94’. Brasil.2019. Première Mundial.)

MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM

Canção sem nome ( Dir.Melina León. Ficção. 97’. Peru. 2019. Livre. Première Brasil.)

Praça do Ferreira

23h00 – MÚSICA NA PRAÇA

Show: Superbanda (CE)