Meus 15 Anos

A estrela teen do SBT Larissa Manoela protagoniza o primeiro longa-metragem dirigido por Caroline Fioratti

por

16 de junho de 2017

Larissa Manoela, uma das maiores celebridades teen do momento no Brasil, é a estrela do filme “Meus 15 Anos”, baseado no livro homônimo de Luiza Trigo. A trama gira em torno de Bia (Larissa Manoela), uma menina ingênua de 14 anos nada popular na escola que descobre que ganhou uma super festa de quinze anos num sorteio. Agora, com a ajuda do único amigo, Bruno (Daniel Botelho), e do pai Edu (Rafael Infante), Bia precisa se preparar para comemorar seu aniversário em grande estilo e conquistar novos amigos para convidar para a festa.

Meus 15 Anos1

Com roteiro escrito a dez mãos por Mirna Nogueira, Luiza Trigo, Clara Deák, Marcelo Andrade e Caroline Fioratti (que também é a diretora), o longa parece uma mistura entre a novelinha global “Malhação” (embora seja uma coprodução do SBT com a Televisa) e o musical adolescente americano “High School Musical”. Apesar de não trazer nada de novo e utilizar clichês e estereótipos bem marcados e caricatos até não poder mais, “Meus 15 Anos” dialoga muito bem com o público infanto-juvenil através de temas recorrentes do universo adolescente, como primeiro beijo, autoaceitação, autoconfiança, popularidade, amizades (falsas e verdadeiras), bullying e receptividade ao que é diferente. Aquele já manjado artifício cinematográfico de pegar uma atriz bonita e fazer de tudo para que pareça feia e desengonçada, para depois fazê-la passar por uma transformação e ficar bonita, pode ser relevado pelo fato de que o enredo não coloca a beleza como solução para a vida, muito pelo contrário: encoraja você a ser autêntica (o) e sincera (o) consigo mesma (o), independente do que as outras pessoas pensem ou digam.

Meus 15 Anos2

Além de Larissa Manoela, os produtores apostaram nos youtubers Pyong Lee e Victor Meyniel e na cantora Anitta, que faz uma participação especial, para chamar o público-alvo aos cinemas. Rafael Infante (mais conhecido pelo canal humorístico do YouTube Porta dos Fundos), Polly Marinho e novos talentos jovens completam o elenco em que a maioria das atuações é fraca e/ou forçada, mas convencem para suas devidas finalidades. Ainda que tenha diversos defeitos, “Meus 15 Anos” é um filme alinhado aos interesses de seu público infanto-juvenil e transmite lições relevantes aos jovens, inclusive com seu final em aberto totalmente coerente com o momento atual, que mostra a importância do empoderamento feminino vir desde cedo e que o amadurecimento nunca vem de maneira fácil.

Meus 15 Anos (Idem)

Brasil – 2017. 103 minutos.

Direção: Caroline Fioratti

Com: Larissa Manoela, Rafael Infante, Daniel Botelho, Bruno Peixoto, Victor Meyniel, Clara Caldas, Bruna Tatar, Pyong Lee, Heslaine Vieira, Rafael Awi e Polly Marinho.

Avaliação Raíssa Rossi

Nota 3