Mia Madre

Nanni Moretti deixa peteca cair e frustra potencial de várias histórias dentro de uma

por

03 de outubro de 2015

Nanni Moretti não é nenhum estranho de Festivais. Este ano mesmo concorreu na Mostra principal do Festival de Cannes e agora aporta no Festival do Rio com inúmeros fãs de carteirinha desde o dolorosamente lírico “O Quarto do Filho” ou o mais recente “Habemus Papam”. E seu novo trabalho, “Mia Madre”, já vem incensado pela performance magistral da protagonista Marguerite Buy, além de contar com o peso do ator/diretor ítalo-americano John Turturro voltando às suas raízes, bem como do próprio cineasta Moretti para completar o elenco. E o tema ator/diretor de fora das câmeras vai se repetir também na frente delas: a trama versa sobre uma cineasta em crise pessoal tendo de cuidar da mãe, lidar com seu próprio egoísmo individualista apontado pelo irmão (Moretti), e ainda recepcionar o ator estrangeiro convidado na pele do próprio Turturro (o qual basicamente está interpretando a si mesmo numa versão mais exagerada, como se fosse o alívio cômico do filme).

Shots from "Mia Madre"

Há muitas subtramas dentro desta obra, o que acaba ficando um pouco difuso para o esforço de seu diretor qual mensagem preferia passar. A parte da relação entre a mãe moribunda da protagonista e os diálogos com seu irmão são o ponto alto, porém seus conflitos com o próprio filme que está fazendo dentro do filme, ou mesmo as disputas de poder com o egocêntrico ator americano interpretado por Turturro vão desgastando não só a personagem como o espectador, que vai diluindo o interesse na interpretação tão firme e ampla de Marguerite. No fim faltou ao controle de Moretti fazer esta interseção melhor entre as histórias, pois cineastas em conflito interno metalinguístico já existem muitos no panteão sagrado, como “8 e 1/2” de Fellini e “Desconstruindo Harry” de Woody Allen.

mia_madre_still_2

Festival do Rio 2015 – Panorama do Cinema Mundial

Mia Madre (idem)

Itália / França, 2015. 106 min.

De Nanni Moretti

Com: Marguerita Buy, John Turturro, Nanni Moretti


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52