Mostra de SP itinerante no Rio pela Primeira Vez em 39 Anos

Confira Programação no Rio

por

05 de novembro de 2015

Com patrocínio da Petrobras, pela primeira vez a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo chega também ao Rio de Janeiro. Durante uma semana, de 5 a 11 de novembro, serão exibidos 13 títulos de diversos países, que fizeram parte da programação da 39ª edição. As sessões ocorrerão no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo. 

O cineasta português Miguel Gomes (Tabu, Aquele Querido Mês de Agosto) virá pela primeira vez ao Rio para apresentar As Mil e Uma Noites: Volume 1, O Inquieto, na sessão de abertura para o público, no dia 5 de novembro, às 21h. O longa estreia dia 12 de novembro. Outros dois filmes do diretor serão exibidos no dia seguinte: As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado (Filme indicado ao Oscar por Portugal); e As Mil e Uma Noites: Volume 3, O Encantado, com lançamentos previstos para 1º e 17 de dezembro, respectivamente.

Os demais títulos selecionados para serem projetados no Rio de Janeiro são: Os Campos Voltarão (Torneranno i Prati, de Ermanno Olmi (Prêmio Humanidade da 39ª Mostra); Visita ou Memórias e Confissões, de Manoel de Oliveira; O Botão de Pérola (El Botón de Nácar), de Patricio Guzman (Camera D’Or no Festival de Cannes, Prêmio Humanidade da 39ª Mostra); Rocco e Seus Irmãos (Rocco i Suoi Fratelli), de Luchino Visconti; A Terra e a Sombra (La Tierra y La Sombra), de César Augusto Acevedo García (Camera D’Or em Cannes); Sabor da Vida (An), de Naomi Kawase; Para o Outro Lado (Journey to The Shore), de Kiyoshi Kurosawa; Três Lembranças da Minha Juventude (Trois Souvenirs de Ma Jeunesse), de Arnaud Desplechin; Labirinto de Mentiras (Labyrinth of Lies), de Giulio Ricciarelli (filme indicado ao Oscar pela Alemanha); Coração de Cachorro, de Laurie Anderson. 

A diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Renata de Almeida, também estará no Rio para acompanhar a abertura do evento.

O Botão de Pérola, de Patricio Guzman e Três Lembranças da Minha Juventude, de Arnaud Desplechin encerram a mostra, no dia 11 de novembro.

Confira a programação no Espaço Itaú Arteplex de Cinema em Botafogo/RJ:

Quinta, 05/11

21h – As mil e uma noites: Volume 1, O inquieto, de Miguel Gomes (Portugal, França, Alemanha, Suíça)

Sexta, 6/11

19h – As mil e uma noites: Volume 2, O desolado, de Miguel Gomes (Portugal, França, Alemanha, Suíça)

21h30 – As mil e uma noites: Volume 3, O encantado, de Miguel Gomes (Portugal, França, Alemanha, Suíça)

Sábado, 7/11

19h – Labirinto de mentiras, de Giulio Ricciarelli (Alemanha)

21h30 – Coração de cachorro, de Laurie Anderson (EUA)

Domingo, 8/11

19h – Os campos voltarão, de Ermanno Olmi (Itália)

21h30 – Sabor da vida, de Naomi Kawase (Japão)

Segunda, 9/11

19h – A terra e a sombra, de César Augusto Acevedo (Colômbia, Holanda, Chile, França, Brasil)

21h30 – Para o outro lado, de Kiyoshi Kurosawa (Japão)

Terça, 10/11

19h – Visita ou Memórias e confissões, de Manoel de Oliveira (Portugal)

21h30 – Rocco e seus irmãos, de Luchino Visconti (Itália, França)

Quarta, 11/11

19h – O botão de pérola, de Patricio Guzman (Chile, França, Espanha)

21h30 – Três lembranças da minha juventude, de Arnaud Desplechin (França)