Muita ação e pouco roteiro em Tartarugas Ninjas: Fora das Sombras

Diretor segue a cartilha do patrão Michael Bay

por

14 de junho de 2016

Tartarugas 2 001Uma das muitas estréias desta semana, As Tartarugas Ninjas: Fora das Sombras, é a nova sequência do reboot de 2014. Mistura de ação e aventura, a produção é puro entretenimento recheado de efeitos especiais e um prato cheio para os fãs dos personagens e quem busca uma diversão sem compromisso. Afinal, seria difícil imaginar as palavras filme edificante e tartarugas ninjas na mesma frase.

Tartarugas 2 003Um bom roteiro faz falta, enquanto o Destruidor é transportado acontece um resgate do vilão que coloca a trama em velocidade máxima. Sim, o filme tem ritmo acelerado, humor rasteiro e o diretor quase desconhecido Dave Green faz uma homenagem ao seu patrão, o produtor Michael Bay. As Tartarugas Ninjas: Fora das Sombras repete toda a estética de Bay (como Super 8 fez com Spielberg). E assim, todos os vícios de Bay se fazem presente: a abundância de efeitos especiais, ritmo ágil, roteiro inconsistente e até Megan Fox desfilando pelo cenário, como no começo da franquia “Transformers” de Michael Bay. Megan Fox faz quase tanto quanto a modelo brasileira Alessandra Ambrósio em cena. A diferença é que Megan interpreta April O‘Neill, repórter que descobriu e se tornou amiga das tartarugas, enquanto Alessandra faz uma participação especial, mas ambas funcionam muito pouco para a trama.

Tartarugas 2 008 (megan fox)Uma vez com o Destruidor solto, ele é “convencido” pelo novo vilão da aventura, Krang, um vilão de aparência estranha (um cérebro vivo com tentáculos que anda preso a um robô) que realmente espero ter sido adaptado dos quadrinhos ou sua existência surreal só fica pior, a ajudar a abrir um portal para que ele possa dominar o mundo. Para abrir o tal portal, é necessário resgatar três itens, sendo que um deles traz as tartarugas para o Brasil em uma das melhores seqüências de ação do filme, que vai do ar a água e reúne as Cataratas do Iguaçu e a Floresta Amazônica.

Tartarugas 2 005No decorrer da trama, ainda temos uma sub trama que envolve a transformação de Bebop e Rocksteady (personagens clássicos: um rinoceronte e um javali que enfrentam as tartarugas desde os anos 80) e o mesmo soro responsável pelo feito pode permitir que as tartarugas virem humanas, o que as coloca num dilema.

Tartarugas 2 007Will Arnett volta a interpretar Vernon e Tyler Perry, Laura Linney e Stephen Amell (o Arqueiro Verde da série “Arrow”) se juntam ao elenco como um cientista irresponsável, a chefe policial e um policial que quer se tornar detetive.

Tartarugas 2 006O subtítulo original dá idéia de que a aventura também aborda o conceito de expor as tartarugas para o mundo, uma vez que desde o anterior, eles deixam Vernon colhendo os louros pela prisão do Destruidor. Muito acontece em Tartarugas Ninjas: Fora das Sombras, mas falta a profundidade e dimensão necessária. O resultado acaba não sendo ruim, mas é como alguém que engoliu um fast-food, sem degustar direito, por ter apenas quinze minutos de almoço.