MULTICIDADE

Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas

por

02 de novembro de 2015

Cena de "Jogo de Damas" da Esther Weitzman Companhia de Dança/RJ- BRASIL, que se apresenta no dia 03/11 às 20h.

Cena de “Jogo de Damas” da Esther Weitzman Companhia de Dança/RJ- BRASIL, que se apresenta no dia 03/11 às 20h.

Primeiro Festival na Cidade do Rio de Janeiro inteiramente dedicado à produção teatral feminina, o “Multicidade – Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas”, que em sua primeira edição recebe mais de 50 mulheres artistas de 10 países da Europa, América Latina e Oceania, acontece de 31 de Outubro a 7 de Novembro de 2015, no Espaço Tom Jobim, localizado dentro do Parque Jardim Botânico.

Organizado pela atriz e diretora italiana Paola Vellucci, pela diretora sérvia Jadranka Andjelic e pela dramaturga e cineasta brasileira Eveline Costa, a programação do Multicidade – Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas é focada na produção teatral contemporânea, contemplando 11 espetáculos (7 internacionais), 4 performances, 8 oficinas, 3 fóruns, 3 instalações e Espaço Aberto reservado para intercâmbio entre público e artistas. Durante 8 dias, mulheres artistas, ativistas sociais, pensadoras, de culturas diversas: Argentina, Dinamarca, Itália, México, Noruega, Nova Zelândia, Sérvia, Suiça, Reino Unido e Brasil, com artistas de Brasília, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, vão compartilhar suas práticas e experimentações na produção teatral contemporânea, nas suas múltiplas facetas, interferindo na cidade, dialogando sobre o fazer e pensar o teatro e suas plataformas, entre as diferentes gerações. “Todos os trabalhos possuem forte referência ao conflito da modernidade”, comenta Jadranka Andjelic.

A respeito do Multicidade, a idealizadora Paola Vellucci comenta que “finalmente conseguiu nascer graças ao desejo e à teimosia de realizar este primeiro Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas, na Cidade do Rio de Janeiro. Mulheres de todo o mundo engajadas na ampliação dos espaços sociais de atuação feminina no intercâmbio, experimentação, pesquisa e reflexão, se encontram não apenas no fazer artístico, mas também na troca de experiências favorecendo o diálogo sobre a condição e as perpectivas da mulher no posicionamento e na atuação social.”

O Multicidade faz parte da rede internacional THE MAGDALENA PROJECT (www.themagdalenaproject.org), fundada por Jill Greenhalgh no Pais de Gales em 1986, e que têm como perfil a valorização do fazer artístico feminino e a contribuição para a criação e comunicação em rede, como forma de fortalecimento mútuo. Até hoje essa rede teve mais de 100 encontros e festivais na Europa, Ásia, Austrália, América Latina e EUA. Assim, o Multicidade é um espaço de intercâmbio e de estímulo à solidariedade entre realidades sociais distintas e de aprendizado mútuo. 8 oficinas (3 delas destinadas a pessoas menos favorecidas economicamente) oferecem a oportunidade de experimentar diferentes técnicas, que são a base dos espetáculos apresentados durante a programação, como também envolver participantes e empoderar as mulheres das comunidades do Rio de Janeiro e alunas de escolas públicas.

Com o patrocínio da DOVE e Ministério de Cultura, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura, apoio do Consulado do México e do Consulado da Argentina, e realizado pela Sequência Filmes, Músicas e Cênicas e Studioline Filmes.

A programação completa, que inclui sinopse e imagens de cada trabalho, está disponível no site www.multicidade.com.

Ficha Técnica

Comissão Organizadora: Paola Vellucci, Jadranka Andjelic e Eveline Costa / Concepção e Coordenação Geral: Paola Vellucci / Direção Artística: Paola Vellucci e Jadranka Andjelic / Direção de Produção e Direção Técnica: Eveline Costa / Coordenação de Projeto: Jadranka Andjelic / Produção Executiva e Logística: Érika Costa / Cenográfo: Oswaldo Eduardo Lioi / Coordenação de Montagem: Paulo Denizot / Coordenação de Palco: Rodrigo Ferreira / Técnico de Luz: Hermes Ericeira / Técnicos de Som: Jorge Madeira e Felipe Ribeiro / Coordenação de Oficinas: Tânia Ikeoka / Tradução: Zaba Azevedo e Eva Zilahi / Assistência de Produção: Leila Meirelles, Juliana Trimer e Otávio Silva / Secretária de Produção: Lohrana Cristine / Equipe Espaço Tom Jobim: Georgina Staneck, André Julião, Nicole Marengo, Leandro Alves e  Pardal Rondon / Projeto Gráfico: Bel Petri e Miguel Carvalho / Redes Sociais: Carol Costa / Assessoria de Imprensa: Ney Motta / Catering: Cacau Gourmet / Contabilidade: AGR Assessoria Contábil / Realização: Sequência f i l m e s, músicas e cênicas e Studioline filmes

Serviço

“Multicidade – Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas”

Período: 31 de Outubro a 7 de Novembro de 2015

Local: Espaço Tom Jobim – Rua Jardim Botânico 1008, Rio de Janeiro (dentro do Parque Jardim Botânico) – Tel. (21) 2274-7012 / 3874-0594

31/10, Sábado

20:00h – Espetáculo “NK603” | Violeta Luna / MÉXICO

01/11, Domingo

20:00h – Espetáculo “O Tremor da Rosa” | Dah Teatro / SÉRVIA

21:30h – Espetáculo “Esther Williams não quer mais nadar” | Andréa Elias / RJ-BRASIL

02/11, Segunda-Feira

20:00h – Espetáculo “Ave Maria” | Julia Varley, Teatro ODIN / DINAMARCA

21:30h – Performance “Gotas D’água” | Paola Luna / ITÁLIA-BRASIL

03/11, Terça-Feira

20:00h – Espetáculo “Jogo de Damas” | Esther Weitzman Companhia de Dança / RJ-BRASIL

21:30h – Espetáculo “Sementes da Memória” | Ana Woolf / ARGENTINA

04/11, Quarta-Feira

20:00h – Espetáculo “Não há médico para mortos” | Grenland Friteatret / NORUEGA

21:30h – Espetáculo “Somático” | Monica Siedler / Florianópolis-BRASIL

05/11, Quinta-Feira

20:00h – Espetáculo “Memórias do Pequeno Circo” | Sequência Cênicas e Coletivo Teatral Sala Preta / RJ-BRASIL

21:30h – Espetáculo “Se o silêncio soubesse” | Cristina Castrillo, Teatro delle Radici / SUÍÇA

06/11, Sexta-Feira

20:00h – Espetáculo “Vistos do Alto” | Vocabolomacchia teatro.studio / ITÁLIA

21:30h – Performance “Ofélia Explica” | Lúcia Sander / Brasília-BRASIL

07/11, Sábado

19:00h – Cyberfomance “Temos uma questão!” | Helen Varley Jamieson / NOVA ZELÂNDIA

21:00h – Show Musical “Encantações” | Renata Rosa / Recife-BRASIL