No Mundo da Lua

Aventura inocente com algumas piadas bem aplicadas, como alusão a Stanley Kubrick

por

07 de maio de 2016

images

“No Mundo da Lua” de Enrique Gato é uma produção estranha. Não pela história ou tema, e sim pela forma com que foi realizado: uma equipe predominantemente latina versando sobre um assunto extremamente americano e situando a trama nos próprios Estados Unidos. Apesar de uma ou outra simbologia estrangeira, como até camisa do Brasil, o filme trata de questões universais como problemas de família, bullying e o passar da tocha de geração para geração, mas o faz com representações tipicamente americanas, como a Nasa e o sonho da corrida espacial.

arte_600x600px

Dos mesmos criadores de “As Aventuras de Tadeo”, que por si já era um filme agradável apesar de sugar por osmose todos os arquétipos (mais uma vez) americanos, no caso do icônico “Indiana Jones”, aqui o realizador situa a história no meio da competição internacional pela chegada à Lua, sendo que aqui há uma atualização do tema “Apollo 11”, trazendo-o para o presente sob a premissa da dúvida mundial se o homem realmente chegou a pisar na Lua ou não. E põe uma família toda de astronautas frustrados que, cada um em sua geração, no último minuto perderam a escalação para voar à Lua, fazendo com que o pequeno neto e seus amiguinhos ajudem o pai e o avô não só a se reaproximar como curar as feridas do passado em nome do futuro….na Lua! Sim, uma aventura inocente com ares de comédia, onde o neto precisa invadir o asilo do avô ou visitar o pai na Nasa, de repente se transforma numa super produção sci-fi com grandes efeitos ou sequências de ação no meio da Lua…Bem, nem tanto. Algumas das pretensões funcionam bem, enquanto outras parecem destoar da proposta original bem mais fluida e artesanal. Mas ainda assim conta com risos e simpatia bem aplicados. Mas desde já possui algumas piadas marcantes como a antológica brincadeira para os adultos que levarem seus filhos na sessão: em determinada cena, o vilão finge que a bandeira americana na Lua nunca foi colocada lá, e sim filmada em um estúdio por…..um sósia do saudoso cineasta Stanley Kubrick. De levar cinéfilos à loucura.

no-mundo-da-lua- download (1)

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52