“Notícias do Fim do Mundo”, de Rosemberg Cariry, é destaque no 29º Ceará neste domingo

“Ressaca”, de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, também será exibido nesta noite. Os dois estão participando da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem.

por

01 de setembro de 2019

NOTICIAS DO FIM DO MUNDO - 03

Fonte: Divulgação oficial do Festival

Dois longas serão exibidos na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-Metragem no  29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, no Cineteatro São Luiz. O cearense “Notícias do Fim do Mundo“, de Rosemberg Cariry conta a história do ator Alexandre Taylor que trabalha coordenando um grupo de dança dramática popular na periferia da capital Kibuna. O grupo é convidado pelo governador para fazer uma apresentação em uma festa oferecida ao embaixador de um país rico. Logo, Alexandre enxerga no convite o momento propício para o último e grandioso ato da sua vida, com consequências inesperadas, ao assumir o nome de Mestre Jacaúna. O diretor, os atores Everaldo Pontes e João Paulo Soares e a produtora Bárbara Cariry estarão presentes na sessão.

A coprodução Brasil-França “Ressaca”, de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, também será exibida na Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem. O longa foi exibido no FIPADOC 2019, em Biarritz/França e no FIGRA 2019, em Saint-Omer/França. O documentário acompanha o corpo artístico do Theatro Municipal RJ quando os salários são suspensos. Os diretores registram a espera dos bailarinos para receber o pagamento e a resistência dos artistas.  Os diretores estarão presentes na exibição.

Às 18h30 no Palco Rogaciano Leite terá continuidade da Mostra Cinema na Praça. A DJ Priscila Delgado se apresenta às 23h00 na Praça do Ferreira pelo projeto Música na Praça.

Às 14h30, no Cinema do Dragão serão exibidos os filmes “A Primeira Foto”, de Tiago Pedro e “Currais”, de David Aguiar e Sabina Colares. Haverá debate com os realizadores após a sessão.

Às 10h, começa o debate com a equipe dos longas “Maria do Caritó” e “Canção sem Nome” exibidos no sábado (31).

O Festival

O 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, acontece de 30 de agosto a 6 de setembro em Fortaleza. É uma realização da Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal, Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), Secretaria Estadual da Cultura, e da Prefeitura de Fortaleza através da Secultfor. Conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da SP Combustíveis, M. Dias Branco, Cagece, Banco do Nordeste, Café Santa Clara, Nacional Gás, Cegás, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional de Cinema (ANCINE). A promoção é da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Agradecimentos: Enel.

FOTOS E MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS FILMES

SERVIÇO

29° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 30 de agosto a 6 de setembro de 2019 em Fortaleza. Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n – Centro) e Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).

Mais informações: www.cineceara.com. Email: contatos@cineceara.com. Tels: (85)3055-3465 e 99134-1101. Instagram: @cineceara. Facebook: FestivalCineCeara.

Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local.

Abertura dia 30/08: Parte para convidados e parte aberta para o público, com distribuição de 200 ingressos na bilheteria do Cineteatro São Luiz a partir das 10h30 do dia 29/08.

Para a programação de 31/08 a 06/09 (encerramento) no Cineteatro São Luiz: Distribuição de ingressos na bilheteria duas horas antes do início de cada sessão. Gratuito

Mostras no Cinema do Dragão: a partir das 14h, na bilheteria. Gratuito.

PROGRAMAÇÃO 01/09 (DOMINGO)

Hotel Oásis Atlântico

10h00 – DEBATE COM REALIZADORES

Debate com as equipes dos longas de sábado (31): “Maria do Caritó” e “Canção sem Nome”

Cinema do Dragão, sala 2

14h30 – MOSTRA OLHAR DO CEARÁ         

A primeira foto (Dir. Tiago Pedro. Documentário. 30’. Ceará.2018.Livre.)

Currais (Dir. David Aguiar e Sabina Colares. Documentário.  91’.Ceará. 2019.Livre)

DEBATE COM OS REALIZADORES

Palco Rogaciano Leite

18h30 – Mostra Cinema na Praça

Cineteatro São Luiz

19h00– Exibição “Água e Futuro” (01 curta até 3′).

MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM

Ressaca (Dir. Patrizia Landi e Vincent Rimbaux. Documentário. 86’. Brasil/França. 2018. 14 anos. Première Brasil.)

Notícias do Fim do Mundo (Dir. Rosemberg Cariry. Ficção. 70’. Brasil. 2018. 14 anos. Première Mundial.)

Praça do Ferreira

23h00 – MÚSICA NA PRAÇA

Dj: Priscilla Delgado (CE)