O Ciúme

por

05 de novembro de 2014

O primeiro plano de “O Ciúme” de Philippe Garrel não poderia ser mais adequado: uma mulher chora por amor ao personagem de Louis Garrel. Abertura que funciona como indicativo da devoção que guia todo o filme ― como se não bastassem as mulheres, até a câmera parece caída de amores pelo galã, o filho em mais uma parceria com o pai cineasta. Importante nome do cinema francês, Philippe Garrel dirige um romance frio, disfarçado sob o tom contemplativo auxiliado pela fotografia em preto e branco para tentar fisgar os mais reflexivos espectadores. Seu verdadeiro interesse, antes mesmo de contar uma história, parece resumir-se à filmagem do próprio filho.

ci+¦me4

O filme começa com o fim de uma união, Louis (Louis Garrel) está apaixonado por outra e decide abandonar o lar, onde deixa uma mulher chorosa (Rebecca Convenant) e uma filha com a qual não perderá contato. Louis é ator de teatro e Claudia (Anna Mouglalis), seu novo amor, é uma atriz que experimenta a amargura da rejeição na profissão. Tudo se resume ao personagem de Garrel: a mulher abandonada não o esquece e a atual morre de medo de perdê-lo. E ele, irresistível que é, não perde as oportunidades de exercitar seu poder de sedução, mesmo comprometido.

ci+¦me2

O ponto de inflexão, o interesse de Claudia por outro homem, não surte efeito no espectador a essa altura mergulhado em tédio. Quando ela resolve abandoná-lo, Louis experimenta do próprio veneno e o filme permite o castigo do sofrimento ao personagem tão querido: uma forma desesperada de amenizar a idolatria tão escancarada. Philippe Garrel, cineasta tão acostumado com as complexidades do amor, oferece em “O Ciúme” um ensaio frívolo da transitoriedade desse sentimento. Gigante aqui é só o desejo, irrelevante como um grão de areia, de entronizar Louis Garrel.

Festival do Rio 2014 – Mostra Panorama

O Ciúme (La Jalousie)

França, 2013; 77 minutos

Direção: Philippe Garrel

Com: Louis Garrel, Anna Mouglalis, Rebecca Convenant, Olga Milshtein


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52