‘O Dia do Atentado’

Baseado em fatos reais, longa chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 11.

por

11 de maio de 2017

Em 15 de abril de 2013, a cidade de Boston homenageou as vítimas do ataque à escola primária de Sandy Hook em Newtown (Connecticut), sem saber que se tornaria o cenário do segundo maior atentado terrorista em solo americano. Transmitido ao vivo, tal qual o de 11 de setembro de 2001, o ataque orquestrado pelos irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev teve três vítimas fatais e consequências igualmente graves nos dias que o sucederam, incluindo o assassinato de um jovem policial. O episódio é retratado em “O Dia do Atentado” (Patriots Day – 2016), que chega às telas brasileiras nesta quinta-feira, dia 11.

Kevin Bacon, Mark Wahlberg e John Goodman são os destaques do elenco (Foto: Divulgação).

Kevin Bacon, Mark Wahlberg e John Goodman são os destaques do elenco (Foto: Divulgação).

Dirigido por Peter Berg, o longa mostra o horror que assolou Boston por quatro dias, focando na caçada aos terroristas que utilizaram bombas de fabricação caseira, colocadas dentro de panelas de pressão com artefatos metálicos, posicionando parte delas em dois pontos da Boylston Street, próximo à linha de chegada da Maratona de Boston. Motivados não apenas pelo radicalismo religioso, mas também pelo desejo de propagar a versão de que o governo americano foi o responsável pelo atentado de 11 de setembro, os Tsarnaev tinham um plano ainda mais audacioso que incluía um ataque em plena Times Square, um dos locais mais movimentados de Nova York.

Com sequências executadas com esmero, sobretudo as do atentado, esta produção tecnicamente impecável tem como um de seus alicerces o elenco completamente integrado e composto por grandes nomes de Hollywood, que tem como destaques as atuações de Wahlberg (policial Tommy Saunders), Kevin Bacon (agente do FBI Richard Deslauries) e John Goodman (Comissário Ed Davis).

“Boston Strong”: população da cidade deu uma demonstração de força e união (Foto: Divulgação).

“Boston Strong”: população da cidade deu uma demonstração de força e união (Foto: Divulgação).

No entanto, o mérito deste longa é a abordagem respeitosa e humana que deixa de lado o patriotismo americano para focar nos fatos e na rotina de policiais, vítimas e dos próprios terroristas, bem como no apoio e união da população, algo imprescindível na caçada aos Tsarnaev. “O Dia do Atentado” é um filme tenso que utiliza imagens verídicas e uma estrutura narrativa documental que nos remete imediatamente ao trabalho anterior de Berg, “Horizonte Profundo – Desastre no Golfo” (Deepwater Horizon – 2016) – também baseado em fatos reais e protagonizado por Mark Wahlberg.

Avaliação Ana Carolina Garcia

Nota 4