O Gigante Adormecido

Bela crônica sobre o sádico amadurecimento na puberdade

por

17 de outubro de 2015

Adaptação de um curta metragem homônimo de 2014, escrito e dirigido por Andrew Cividino, “O Gigante Adormecido” (“Sleeping Giant”) acompanha três garotos entrando na puberdade, passando as férias com a família em uma região idílica no Canadá.

SG02

O retraído Adam de 15 anos (Jackson Martin) faz amizades com os primos Riley (Reece Moffett) e Nate (Nick Serino) de personalidade extrovertida e comportamento agressivo. Os garotos comportam-se em estado de freqüente ebulição, quebrando coisas, arriscando-se em jogos destrutivos, jogando ovos nas janelas dos vizinhos e com idéias distorcidas sobre relações, sexo, vida e morte. Quando um segredo familiar é revelado, a aliança entre os rapazes fica tão abalada que só um ato de extrema coragem será capaz de consertar tamanho estrago.

SG01

Tendo como cenário as bucólicas paisagens do lago Ontário, o filme, sempre em tom provocador, faz uma analogia de como os instintos e o caráter moldam a natureza humana se concentrando na adolescência destes três jovens extremamente competitivos.

Fotografado com uma paleta de cores frias afinada com a simetria dos enquadramentos, “O Gigante Adormecido” (“Sleeping Giant”) soa como um alarme ameaçador de um processo irreversível. O título se refere a um penhasco abismal que se projeta no mar, símbolo máximo de um rito de passagem reservado aos garotos. O elenco, especialmente o trio principal, impressiona pela espontaneidade e pela combinação de uma capciosa ingenuidade com hormônios em fúria, os diferenciando de meros delinquentes sem causa.

Com mais perguntas do que respostas, “O Gigante Adormecido” (“Sleeping Giant”) é uma bela crônica sobre o sádico amadurecimento na puberdade.

 

Festival do Rio – Expectativa 2015

O Gigante Adormecido (Sleeping Giant)

Canadá, 2015. 89 min.

Direção: Andrew Cividino

Com: David Disher, Nick Serino, Erika Brodzky, Jackson Martin, Reece Moffett


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52