O último poema

Mirela Kruel debuta na direção com documentário sobre Carlos Drummond de Andrade

por

30 de outubro de 2015

Filme de estreia da gaúcha Mirela Kruel, “O último poema” apresenta a amizade improvável entre uma adolescente interiorana e um dos maiores escritores da literatura brasileira. A surpreendente amizade começa quando a jovem Helena Maria Baibinot Vicari, então no colegial, toma coragem para escrever uma carta a Carlos Drummond de Andrade, no início da década de 1960. A resposta do poeta ao contato da admiradora dá início a uma intensa troca de correspondências, que se manteria ativa até a sua morte, em 1987.

O Último Poema

O Último Poema

São essas missivas a matéria-prima do documentário de Kruel, que intercala o depoimento da própria Helena com a dramatização dessas correspondências pelos atores Janaina Kremer e Rodrigo Fiatt. Ilustrado por lençóis impressos com o teor dos textos e por belos planos abertos de paisagens do Rio de Janeiro, cidade escolhida pelo poeta como sua moradia, e Guaporé, onde reside Helena, “O último poema” possui um apurado sendo estético e é dominado, por vezes, por um ar contemplativo, dando espaço para que a poesia de Drummond fale por si só.

O Último Poema

O Último Poema

Curiosamente, essas imagens dão um tom simbolista à obra, gênero literário ao qual o modernismo do poeta se opunha, mas o maior valor, artístico e documental, do filme de Mirela está presente no retrato delicado que a diretora faz da amizade entre os dois. A paixão pela palavra escrita é o elemento comum que os une mesmo a quilômetros de distância e Drummond, que, reservado, sempre fez da discrição uma de suas características mais marcantes, desarma-se diante da leitora que ele nunca chegou a conhecer pessoalmente, oferecendo ao destinatário, o público, detalhes de sua personalidade sensível e atenciosa. Os depoimentos de Helena, por sua vez, com a câmera em close e a profundidade de campo reduzida, transmitem a cumplicidade existente e revelam a imagem acolhedora do poeta, cujo estereótipo está comumente associado à amargura e solidão.

O Último Poema

O Último Poema

Ao retratar com tanto carinho o homem, o documentário de Mirella Kruel presta também uma homenagem à Helena, cuja audácia juvenil deu origem a um acervo revelador e profundamente pessoal do poeta Carlos Drummond de Andrade.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52