Obscuro Barroco (20° Festival do Rio)

Um novo Barroco afora da obscuridade para ressignificações contemporâneas

por

07 de novembro de 2018

Parece que foi destino perder a chance de ter visto o hipnótico “Obscuro Barroco” de Evangelia Kranioti quando este correspondente que vos escreve esteve na estreia do filme no Festival de Berlim, numa coprodução França/Grécia, mas todo passado no Brasil. Isto porque assisti-lo no presente momento histórico de retrocesso político e de direitos, em meio a tantas figuras públicas potentes e com força de resistência que fazem aparições no filme, como Indianare Sophia e Bárbara Aires, é um alívio para a alma e uma revitalização pela democracia.

O filme acompanha a narração da saudosa Luana Muniz (1961-2017), deixando este registro póstumo num misto de Documentário, Ensaio e Performance, com extrema sofisticação imagética e construção artisticamente visual de encher os olhos de sonhos. Sonhos estes que preenchem as plateias de maravilhamentos e novas narrativas a partir do ponto de vista da protagonista que desconstrói a heteronormatividade cis imposta pelo mundo.

Como seria um filme ou mesmo uma montagem que pudesse priorizar outros olhares, outras expressões? Uma linguagem mais queer, ou mesmo uma linguagem trans? É uma declaração de identidade até mesmo no título, com a palavra “Obscuro” se referindo à invisibilidade do tema nas mídias hegemônicas, e a palavra “Barroco” a resgatar um estilo de arte, em geral ligado a questões sacras e dogmáticas, para ressignificá-lo perpassando momentos históricos recentes de luta e resistência, como as manifestações feministas contra o Golpe das quais pessoas trans e travestis juntaram forças. Ou mesmo trazendo movimentos sociais exemplares como a Casa Nem… desmistificando um arquétipo social que era associado antigamente apenas ao direito de ser e existir durante o Carnaval (momento também representado e desconstruído no filme). Uma belíssima homenagem à personalidade de Luana. O filme passou na Mostra Panorama em Berlim este ano.

Screenshot_20181104-012233