Os 33

A proeza de nos deixar preocupados com pessoas em uma história cujo o final já sabemos.

por

11 de outubro de 2015

Em 2010, 33 mineiros chilenos ficaram soterrados por 69 dias. Essa é uma informação que provavelmente você já sabia, portanto inútil. Você já sabe que receber uma informação que você já sabe é inútil. E quem mais sabe disso é a diretora mexicana Patricia Riggen. Talvez por isso ela tenha optado por não apenas recontar a famosa história dos mineiros, mas expor as reações humanas em momentos de grande crise.

maxresdefault (1)

Por meio de uma direção ágil, Patricia apresenta rapidamente a maioria dos personagens antes do grande incidente. Nesse início o filme pode apresentar alguma dificuldade de ritmo pela quantidade de personagens a serem introduzidos.

É natural que não haja tempo de se aprofundar no perfil psicológico dos 33 mineiros, mas o filme consegue fazer o suficiente para que nos importemos com o drama do grupo. Alguns personagens acabam tendo maior destaque, como o líder dos mineiros Mario Sepulveda (Antonio Banderas) e, do lado de fora da mina, o Ministro de Energia Laurence Golbore (Rodrigo Santoro).

Los-33-Antonio-Banderas

Por meio de uma iluminação escura no interior das minas sempre contrastando com as cenas abundantemente iluminadas do exterior, Patricia consegue passar o incômodo de estar sob a terra. Entretanto, a alternância constante entre as cenas dentro e fora da mina, além da opção por enquadramentos mais abertos impediram o filme de ser claustrofóbico. Talvez tenha sido uma opção da diretora. Outra opção curiosa, mas comercialmente compreensiva, é o uso da língua inglesa ao invés do espanhol durante todo o filme.

Como resultado temos um filme em que não sentimos o terror vivenciado pelos 33 mineiros – mas que consegue a proeza de nos deixar preocupados com pessoas em uma história cujo o final já sabemos.

Festival do Rio 2015 – Panorama do Cinema Mundial

Os 33 (Los 33)

Chile, 2015. 120 min.

De Patricia Riggen

Com Antonio Banderas, Rodrigo Santoro, Juliette Binoche

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52