Os Fenômenos

por

23 de novembro de 2014

O começo melancólico do mexicano “Os Fenômenos” usa o seu arsenal visual para representar o sentimento da feminilidade perdida da parte de sua protagonista Neneta (Lola Dueñas). A mulher, de meia-idade, mãe solteira, com um filho recém-nascido mostra-se desesperada, já que um episódio nebuloso de seu passado a impede de seguir em frente e de sentir-se plena..
Sem ter a quem recorrer, a mulher apela para saídas pouco usuais, aceitando o único ofício que aparece em momento tão inoportuno, trabalhando como peão de obras, em um ambiente majoritariamente masculino. No começo desta nova “jornada”, ela não costuma cuidar muito de si, tenho quase todas suas investidas amorosas fracassando retumbantemente.

Em determinado ponto da trama, a trajetória épica da protagonista muda. Ela passa a se adaptar ao novo estilo de vida, tratando de cuidar de seu exterior novamente, atraindo a atenção de alguns dos homens que a cercam, num resgate a sua identidade sexual, que alinha-se ao seu cotidiano amoroso, onde a ordem prevalece sobre o caos que antes pairava sobre sua existência..

Apesar das semelhanças com um arquétipo social feminista, Neneta reúne em si os clichês e aflições do seu povo, da classe operário, que por mais esforço que faça, cai no limbo, no esquecimento dos poderosos, sofrendo todos os vieses possíveis dentro do selvagem capitalismo, agravado pela crise. Como seus companheiros, ela é obrigada a se desfazer de tudo que é importante para si, pondo a venda mesmo os bens básicos, como tradição, família e propriedade, vivendo a mercê da predatória ordem dos soberanos economicamente, que mesmo diante da tormenta, seguem inabaláveis, enquanto os da base, vivem a penúria e desolação de alma.

Os Fenômenos (Los Fenómenos)
103, Espanha, 2014
Direção:Alfonso Zarauza
Elenco: Lola Dueñas, Luis Tósar, Juan Carlos Vellido, Miguel de Lira, Antonio Durán “Morris”, Xosé Antonio Touriñán, Federico Pérez Rey, Marcos Javier Fernández Eimil, Farruco Castromán, Xulio Abonjo.

 

Avaliação Filipe Pereira

Nota 3