A Outra

por

12 de outubro de 2014

A era de ouro do Cinema Mexicano na década de 40, estava relacionada a um crescimento econômico e a uma prosperidade sem precedentes no país. A política de desenvolvimento audiovisual e o incentivo norte americano fizeram com que a indústria mexicana se transformasse na maior produtora de filmes de língua espanhola.

 otra06otra05

A Outra (La Outra, 1946) é um dos melhores representantes desta década dourada onde os dramalhões invadiam as telas arrebatando as platéias latinas e arrecadando rios de dinheiro. Dirigido pelo competente Roberto Gavaldón, o filme reúne as figuras mais importantes do mundo artístico mexicano. A estrela Dolores Del Rio interpreta um papel duplo de irmãs gêmeas: Madalena e Maria, cujas vidas tomaram rumos diferentes. Enquanto Madalena tornou-se uma viúva milionária, Maria trabalha manicure amargurada com a falta de perspectivas. O desespero leva Maria assassinar a irmã assumindo sua identidade, mas ela não imaginava a surpresa cruel que o destino lhe reservou.

otra04]otra03

O filme é um veículo para que Dolores Del Rio brilhe em cada fotograma com a trilha sonora de Raúl Lavista intensificando a atmosfera excessivamente melodramática do roteiro escrito pelo diretor em parceria com José Revueltas e Rian James (o romance obteve uma refilmagem norte americana em 1964 com o título de Alguém Morreu em Meu Lugar – “Dead Ringer” com Bette Davis).

otra02otra01

A estética perturbadora deste filme é calcada nos dramas bíblicos onde a virgem (Maria) entra em conflito com a prostituta (Madalena), mas não escapa do poder divino (protagonizado pelos homens). O fotógrafo Alex Phillips e o cenógrafo Gunther Gerzso fazem um notável trabalho de sombras em P&B (em especial na seqüência da primeira noite de Maria na mansão) com o intuito de alcançar um perfeccionismo mesmo que hoje em dia soe farsesco e afetado.

As qualidades técnicas desta pérola do cinema mexicano são infinitas e vale à pena serem descobertas pelas platéias do século 21.

 

Festival do Rio 2014 – Clássicos Mexicanos

 

A Outra (La Outra)

México, 1946. 98 min.

Direção: Roberto Gavaldón

Com: Dolores Del Rio, Victor Junco, Agustin Irusta, José Baviera


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52