Para o que der e vier

Roteirista de Família Soprano e Mad Men estreia na direção

por

30 de abril de 2015

Roteirista de mão cheia, Matthew Weiner tem no currículo contribuições para duas séries de TV emblemáticas: a revolucionária “Família Soprano” e a igualmente admirada “Mad men”. Com esse cartão de visitas, ele roteiriza e dirige “Para o que der e vier”, comédia dramática que marca sua estreia nas telonas e reúne os canastrões Owen Wilson e Zach Galifianakis nos papéis de dois amigos de infância que embarcam em uma road trip após a notícia do falecimento do pai de um deles.

Para o que der e vier

Para o que der e vier

A presença de dois atores tipicamente cômicos no elenco pode sugerir que o filme se trata de mais uma das comédias que os tornaram famosos, como “Penetras bons de bico” (2005) e “Se beber não case” (2009), mas o espectador mais atento notará justamente o contrário. Sem negar a própria veia cômica, tanto Wilson quanto Galifianakis vêm tentando ligar seus nomes a produções mais sérias e a cineastas mais respeitados, como “Meia-noite em Paris” (2011) no caso do primeiro, e o vencedores do Oscar “Birdman”, no caso do segundo.

Para o que der e vier

Para o que der e vier

Longe de se comparar aos filmes de Woody Allen ou de Alejandro González Iñárritu, fica evidente que “Are you here” (no original) representa mais um passo da dupla em direção a uma carreira mais diversificada, ainda que dentro do gênero que os consagrou. Falta à obra, contudo, a inspiração que caracteriza as produções de seu diretor para a TV.

Para o que der e vier

Para o que der e vier

O longa propõe a discussão de temas existenciais complexos e multifacetados como amizade, comprometimento, egoísmo, reconciliação e renovação/revisão de princípios, mas o faz de forma irregular, ficando no meio do caminho entre o drama e a comédia. O ritmo lento da narrativa e o desempenho burocrático do elenco (especialmente Galifianakis, que vem se especializando em interpretar sempre o mesmo papel) contribuem para que a trama não engrene, dando a impressão de que falta algo ao roteiro, amplo como um oceano e profundo como um pires.

Vítima da própria ambição, a obra se revela, afinal, uma boa ideia mal executada.

  • Para o que der e vier
  • Para o que der e vier
  • Para o que der e vier

Para o que der e vier (Are you here)

Estados Unidos, 2013, 114 minutos.

Direção: Matthew Weiner

Com: Owen Wilson, Amy Poehler, Zach Galifianakis, Laura Ramsey


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52