Paraíso

por

16 de novembro de 2016

Vencedor do Leão de Prata de Melhor Diretor no Festival Veneza 2016 e representante da Rússia na disputa por uma indicação ao Oscar 2017 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o longa-metragem “Paraíso” é um drama de guerra que segue três pessoas que têm seus caminhos cruzados durante a Segunda Guerra Mundial: Olga, uma imigrante aristocrata russa e membro da Resistência Francesa, que foi presa pela polícia nazista por esconder crianças judias; Jules, um oficial francês encarregado de seu caso, e Helmut, um oficial de alta patente da SS alemã que é apaixonado por ela desde a juventude.

paraiso1

Com depoimentos dos personagens que se intercalam às cenas, o filme escrito por Elena Kiseleva e Andrei Konchalovsky, que também o dirige, apresenta os diferentes pontos de vista sobre a guerra e o conceito de paraíso. A fotografia em preto e branco é primordial para o drama, já que valoriza os planos de filmagem e acentua o sofrimento e os sentimentos humanos, mostrando verdades ocultas e novos lados da história. “Rai” (no original) se passa quase inteiramente num campo de concentração liderado por Helmut, para onde Olga é transferida e ocorre o encontro entre os dois conhecidos de longa data, alterando definitivamente seus destinos.

paraiso2

O novo filme de Konchalovsky retrata novos ângulos de um tema que já foi dissecado à exaustão pelo cinema mundial, mantendo o foco na natureza humana e nos sentimentos camuflados naquele período terrível de guerra. O ritmo lento, aliado à extensa duração da película, pode ser cansativo para parte do público, mas envolvente para outra parcela que tiver interesse pelo assunto e/ou conseguir desenvolver uma empatia pelos personagens. Pelas questões fortes que aborda de maneira original, pelas ótimas atuações e pelo visual impactante em preto e branco, “Paraíso” é uma obra que merece ser vista.

 

Festival do Rio 2016 – Panorama do Cinema Mundial

Paraíso (Rai)

Rússia / Alemanha – 2016. 130 minutos.

Direção: Andrei Konchalovsky

Com: Yuliya Vysotskaya, Christian Clauss e Philippe Duquesne.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52