Petrus Cariry lança “O Barco” na noite de abertura do Cine Ceará

Novo longa-metragem do cineasta cearense participa da competição do festival

por

04 de agosto de 2018

Após finalizar a Trilogia da Morte, o cineasta cearense Petrus Cariry retorna ao circuito de festivais com o drama “O Barco”, inspirado no conto homônimo do escritor Carlos Emílio Corrêa Lima. A primeira exibição no Brasil está marcada para o dia 04 de agosto (sábado), a partir das 19h30, no Cineteatro São Luiz, na noite de abertura do 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.

"O Barco" de Petrus Cariry será filme de abertura

“O Barco” de Petrus Cariry será filme de abertura

A trama acompanha a vida de uma mulher que tem 26 filhos, cada um chamado por uma letra do alfabeto. Eles moram em uma vila de pescadores, levando uma vida pacata. Até que um deles, o filho mais velho, deseja partir e conhecer o mundo. As inquietações aumentam com a chegada de uma moça, que sobreviveu a um naufrágio. O longa-metragem já foi exibido nos festivais americanos Sunscreen International Film Festival e Interrobang Film Festival, além do espanhol Islantilla Cineforum. Em setembro, participará do Rivne International Film Festival 2018, na Ucrânia, e do Oldenburg International Film Festival, na Alemanha.

Para Petrus, a realização de “O Barco” foi importante pelas metáforas que elabora sobre a realidade. “Se por um lado tem aspectos relacionados com a pintura e com a literatura, em algumas formulações estéticas, por outro lado tem a própria narrativa que revisita tendências do cinema, mostrando uma comunidade fechada, em uma ilha, cuja única saída para o jovem é partir, rompendo com os laços que o aprisionam a tradição e a maldição”, conta o diretor.

O drama foi gravado durante quatro semanas no cenário paradisíaco da Praia das Fontes e contou com uma equipe técnica formada, em sua maioria, por profissionais Ceará. O elenco mistura atores de diferentes gerações, como Rômulo Braga e Samya de Lavor, além de veteranos de outros trabalhos de Petrus, como Veronica Cavalcanti, Everaldo Pontes e Nanego Lira. Petrus assina a adaptação do roteiro ao lado dos cineastas Rosemberg Cariry e Firmino Holanda.

“Produzir no Ceará é sempre um desafio. Graças ao talento e à dedicação da equipe realizamos um belo trabalho. Estamos contentes que a primeira exibição no Brasil seja no Cine Ceará. O diretor de arte Sergio Silveira, também parceiro de muitos trabalhos, fez uma cenografia muito bem cuidada e até os detalhes interiores das casas de palha resultaram em bom efeito com a fotografia claro-escuro”, afirma a produtora executiva Bárbara Cariry.

No domingo (05), diretor e equipe participam de debate sobre o filme no Hotel Oásis Atlântico, na Av. Beira Mar, a partir das 10h. A entrada é aberta à participação do público, além de profissionais da imprensa e cineastas interessados em conhecer um pouco mais sobre o processo criativo do filme.

SINOPSE OFICIAL

Em uma vila de pescadores mora Esmerina, uma mulher que tem 26 filhos. O filho mais velho intimamente deseja partir e descobrir o mundo além do mar. O cotidiano desta família é bruscamente alterado a partir da chegada de um misterioso barco que encalha na praia e de Ana, uma moça que sobreviveu ao naufrágio.

FICHA TÉCNICA

O Barco – 2018

Título Inglês: The Boat

Duração: 72 minutos

País: Brasil

Cor: Colorido

Bitola: DCP

Aspecto da Janela: 1:2,39 Scope

Som: Dolby Digital 5.1

Idioma: Português

Direção: Petrus Cariry

Elenco: Samya de Lavor, Rômulo Braga, Everaldo Pontes, Veronica Cavalcanti e Nanego Lira.

Produção Executiva: Bárbara Cariry

Roteiro: Petrus Cariry, Firmino Holanda e Rosemberg Cariry

Fotografia: Petrus Cariry

Montagem: Petrus Cariry e Firmino Holanda

Mixagem e desenho de som: Érico Paiva

Trilha Musical: João Victor Barroso

Som Direto: Yures Viana

Direção de Produção: Teta Maia

Produtora: Iluminura Filmes

FESTIVAIS E PRÊMIOS

13º Sunscreen International Film Festival (EUA)

Interrobang Film Festival 2018 (EUA)

Islantilla Cineforum 2018 (Espanha)

28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema (Brasil)

Rivne International Film Festival 2018 (Ucrânia) (Em setembro)

Oldenburg International Film Festival 2018 (Alemanha) (Em setembro)

FILMOGRAFIA DO DIRETOR

Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois (80 min – 2K – 2015)

Mãe e Filha (80 min – 35mm – 2011)

O Som do Tempo – (10 min – 35mm – 2010)

A Montanha Mágica (13 min – 35mm – 2009)

O Grão (88 min – 35mm – 2007)

Dos Restos e das Solidões (13 min – 35mm – 2006)

BIOGRAFIA DO DIRETOR

Nascido em 1977 no Brasil, Petrus Cariry dirigiu seu primeiro longa-metragem em 2007. O premiado “O Grão” foi o filme que deu início à Trilogia da Morte, seguido de “Mãe e Filha” (2011) e “Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois” (2015), que ganharam juntos mais de 70 prêmios em festivais de cinemas nacionais e internacionais.  “O Barco” (2017) é o seu novo longa-metragem.

Serviço

Exibição de “O Barco”, de Petrus Cariry, no 28º Cine Ceará

Data: 04 de agosto de 2018 (sábado)

Horário: a partir das 19h30

Local: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n, Centro)

Entrada gratuita. Distribuição de ingressos a partir das 19h na bilheteria do Cineteatro São Luiz.

Debate com Petrus Cariry (diretor), Bárbara Cariry (produtora executiva), Nanego Lira (ator) e Veronica Cavalcanti (atriz)

Data: 05 de agosto de 2018 (domingo)

Horário: 10h

Local: Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500, Meireles)

Aberto ao público.

FONTE: Divulgação