Polêmico ‘A Entrevista’ confirmado no Brasil
Controverso filme que já foi até banido e cancelado, volta a ser confirmado

Após inúmeras polêmicas e acusações de difamação política contra a imagem pública do governo da Coréia do Norte, filme “A Entrevista” com Seth Rogen e James Franco enfim é confirmado no território nacional para o dia 29 de janeiro de 2015.

Da mesma equipe por trás de “Vizinhos” e “É o Fim”, os transgressores comediantes interpretam uma equipe que é abordada pela CIA para tentar assassinar o líder da Coréia do Norte numa entrevista que lhes será concedida. Por causa disso, o estúdio por trás do filme, Sony Pictures, recebeu várias ameaças, inclusive de bombardeamento de salas de cinema…

Dentro da polêmica até nosso escritor tupiniquim mundialmente famoso Paulo Coelho se ofereceu para comprar os direitos de exibição do filme como forma de protestar contra a proibição de liberdade de expressão. E não só ele, como George R. R. Martin criador de “Game of Thrones”, também ofereceu uma sala particular de exibição para projetar gratuitamente o filme nos EUA.

De fato cabe uma discussão sobre até onde vai a liberdade de criação crítica da arte frente a sociedade, todavia, com a internet e a globalização dos meios de comunicação, esta linha se tornou muito tênue. Em geral, é válido qualquer esforço artístico que produza algum valor de cunho crítico sobre uma sociedade que deve aprender a rir de si mesma, sob risco de retroceder mil passos para trás perante avanços conquistados desde a Grécia Antiga quando foi inventada a paródia mais de dois mil anos atrás.