Primavera

por

07 de outubro de 2014

Depois de sua mãe falecer de câncer e perder emprego na mesma semana, Evan (Lou Taylor Pucci visto recentemente no remake de Evil Dead) decide viajar aleatoriamente para a Itália onde conhece dois mochileiros que o levam para uma vila a beira mar. Lá, ele cai de amores pela linda e enigmática Louise (Nadia Hilkery) que aparenta estar indisponível as suas investidas, mas após alguns encontros a moça começa a ceder.  No entanto um terrível segredo do passado de Louise irá afetar esta relação.

sp03sp02

Primavera (Spring) da dupla de jovens diretores “indies” Justin Benson e Aaron Moorhead (responsáveis pelo cult Resolution de 2012) poderia ser tranquilamente enquadrado como um filme romântico onde casais discutem a relação, caso a personagem central não fosse um monstro deformado por uma doença genética.

sp06

Esta dualidade, que é o principal enfoque da narrativa, transforma-se em um contratempo, pois nada do que se passa na tela se desdobra da forma como esperamos (problema semelhante pode ser encontrado em A Dama da Água de M. Night Shyamalan).

sp04sp05

Primavera (Spring) faz claras referências à trilogia de Linklater (iniciada com Antes do Amanhecer de 1995) enveredando pelo sofrível scifi A Experiência (Species de 1995) ficando entre uma fábula apavorante de um rapaz carente e um romance impossível de uma criatura mutante.

Apesar dos rasgados elogios recebidos no Festival Internacional de Toronto, o filme se perde em um estilo alternativo hipster com maçantes e aborrecidos diálogos que não suportam o arco dramático. O mistério em torno de Louise não é elucidado de maneira convincente e a metáfora com as estranhas larvas que aparecem na fazenda onde Evan trabalha se mostra sem nenhuma serventia cênica.

 

Prejudicado pelo péssimo estado da cópia apresentada, Primavera (Spring) até faz um interessante uso da realidade com mitologia, mas sua fraca ambivalência dilui todo o impacto com o espectador.

 

Festival do Rio 2014 – Midnight Terror

 

Primavera (Spring)

Eua, 2014. 105 min

Direção: Justin Benson e Aaron Moorhead

Com: Lou Taylor Pucci, Nadia Hilker, Francesco Carnelutti, Vinny Curran

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52