Raça

Vida do herói olímpico Jesse Owens ganha versão cinematográfica

por

24 de junho de 2016

A história de Jesse Owens é uma das mais conhecidas dos fãs de esportes. Negro, ele surpreendeu o mundo ao arrebatar nada menos que quatro medalhas de ouro nas provas de atletismo dos Jogos Olímpicos de 1936, realizados em Berlim, frustrando os planos de Hitler de utilizar a competição como instrumento de propaganda dos ideais nazistas e da proclamada supremacia ariana.

Raça

Oitenta anos depois deste feito – e justamente às vésperas de uma nova Olimpíada –, Owens se tornou objeto de uma cinebiografia, dirigida pelo jamaicano Stephen Hopkins, que tem no currículo filmes como “A hora do pesadelo 5: o maior horror de Freddy” (1989), “Predador 2 – A caçada continua” (1990) e “A Sombra e a Escuridão” (1996).

Raça

A vida do atleta é riquíssima e a narrativa emociona pelo apelo inegável da história original, mas o filme de Hopkins sofre com o seu excesso de correção. Esquemática, a obra se assemelha às produções voltadas para a televisão (não por acaso, ramo a que o cineasta vem se dedicando nos últimos anos) e parece, na maior parte do tempo, uma espécie de propaganda inversa de valores que o público norte-americano tende a valorizar, especialmente a ideia de superação pessoal, presente na alegoria Davi (Owens) x Golias (a ascensão da Alemanha nazista).

Raça

Recheado de frases de autoajuda e motivacionais, “Race” (no original) esbarra em uma série de clichês do gênero biográfico e, eventualmente, descamba para o melodrama, equívoco cometido também por Angelina Jolie em seu “Invencível” (2014). Porém, a obra de Hopkins consegue trazer à tona com competência (mas nunca com contundência) a intrincada questão racial nos Estados Unidos da América, que perseguiu Owens mesmo após o seu retorno consagrado à terra natal e permanece, ainda hoje, palpitante em todo o mundo.

Raça

Ao subirem os créditos finais, constata-se que “Raça” não está à altura do homem que o inspirou, mas cumpre bem o seu papel de manter viva a sua memória.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52