Resistência Natural

por

06 de outubro de 2014

Este documentário é dirigido por Jonathan Nossiter, especialista em vinhos, e que decide mostrar como funciona a agricultura dos vinhos, através de entrevistas com donos de vinícolas no interior da Itália em especial, e da França. Ele começa com um homem jovem, que estudou economia, mas que decidiu voltar, morar e cuidar da vinícola de seu pai, junto com sua esposa e seus filhos. Jonathan pergunta porque essa escolha, e ele diz que é para saber se infiltrar no nosso sistema capitalista, e que claramente vai dizimando os campos e o trabalho de produtores independentes.

naturalre_f01cor_2014110199 images

Então, se inicia uma saga atrás desses agricultores, onde dizem que a qualidade do que é orgânico é muito maior, mas que perde mercado por não ter os mesmos conservantes e tóxicos do que um vinho comum de grandes empresas. Um dos entrevistados compara o seu solo, do solo do vizinho agricultor, e visualmente o dele é muito mais fértil, terroso e adubado, enquanto o do outro parece um bloco de terra quase branco, e praticamente impenetrável. Se bebemos desses vinhos, imagina o que não foram com a nossa saúde? Porque os pequenos agricultores de vinícolas estão sendo ameaçados de instinção? Como o nosso planeta pode suportar essa invasão de sua própria terra? São questões que vão sendo discutidas durante essas gravações que vão desde os passeios entre os campos, até almoços em família junto com outros colegas produtores.

prog_imglista_1411420549

O documentário é interrompido por alguns trechos curtos de filmes antigos, como os do Charles Chaplin em “Tempos Modernos”, por exemplo, para representar as consequências da Revolução Industrial que ainda dominam o pensamento e as estratégias do mercado do vinho. Existem cenas que mostram a liberdade das crianças, dos animais diversos em volta dessas áreas dentro de cidades inóspitas, e que são totalmente isoladas da sociedade e da cultura das cidades metropolitanas. Ele dá uma sensação e um efeito bucólico no espectador, que acaba sendo excessivo e pode se tornar até tedioso em alguns momentos. Ele é anestésico, porque como é cru, sem muita trilha sonora, acaba sendo um pouco informativo demais, mesmo o diretor tentando incluir cenas descontraídas do lazer dos vinicultores. Apenas ao final que o olhar do vinicultor que vai guiando o caminho do documentário (que aparece com uma música melancólica), algo de mágico e implícito acontece, refletindo a história dele em uma expressão, como em um filme. Para os interessados em vinhos, é uma experiência interessante! Para os não-amantes, os trechos de filmes podem entreter um pouco mais do que o documentário.

 

Título: “Resistência Natural” (“Natural Resistance”)

Itália/França, 2014 – 85m

Direção: Jonathan Nossiter

Elenco: Stefano Bellotti, Elena Pantaleoni, Giovanna Tiezzi, Corrado Dottori, Gianluca Farinelli


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52