Short Skin

Uma comédia romântica de estrutura convencional mas que transgride alguns elementos do gênero

por

07 de outubro de 2015

Primeiro longa metragem do diretor Duccio Chiarini , Short Skin ( Short Skin – I dolori del giovanne Edo) é uma comédia romântica de estrutura convencional mas que transgride alguns elementos do gênero. Edo (Matteo Creatini) é um adolescente feinho, esquelético e introvertido, seu melhor amigo Arturo (Nicola Nocchi) não tem nenhum atrativo que o torne um Don Juan juvenil e a amiga gostosona da turma, Elisabetta (Mariana Raschillà) é repleta de estrias e celulites. Para finalizar, o romance entre Bianca (Francesca Agostini) e Edo é desajeitado e despojado de qualquer tipo de glamour e apesar de todos falarem e pensarem muito em sexo, isto é o que menos acontece durante todo o verão que Edo passa com sua família na região praiana de Toscana.

SS3

O menino não consegue satisfazer-se sexualmente por conta de um excesso de pele extra em seu pênis (o short skin do título) que o incomoda desde a infância e conseqüentemente o impede de se realizar emocionalmente. O filme foca com muito bom humor o despreparo e as hilárias tentativas dos rapazes de realizar o ato sexual e ficar livre do estigma da virgindade. O roteiro escrito a quatro mãos (incluindo a do diretor) salienta, nas tramas paralelas, as diferenças entre sexo e amor em diversos estágios, incluindo a necessidade do cruzamento do cachorro da família.  Com uma fotografia luminosa (afinal é um filme sobre adolescentes), Short Skin mantém um bom ritmo narrativo por conta da contagiante fragilidade que Edo provoca nas meninas da região. Afinal o rapaz é sensível, devorador de livros poéticos e carinhoso, fatores fundamentais para um bom relacionamento.

SS4

O contexto irônico é salientado pela fobia do rapaz em não conseguir colocar a cabeça para fora da janela do trem com medo de ser decepado por um túnel. Para um bom entendedor, esta imagem é suficiente para resumir a verdadeira e divertida intenção deste filme.

 

Festival do Rio – Expectativa 2015

 

Short Skin ( Short Skin – I dolori del giovanne Edo)

Itália, 2014. 86 min.

Direção: Duccio Chiarini

Com: Matteo Creatini, Francesca Agostini, Nicola Nocchi, Bianca Ceravolo


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52