Sobrevivente

por

08 de outubro de 2014

Isolado, distante de qualquer viva alma, Jeong Cheol – vivido pelo diretor Jung-bum Park –  tem de enfrentar árduas condições para manter-se vivo, produzindo seu próprio sustento através do suor, fruto de escavações e da caça. Mesmo cercado de pessoas ele se mostra afastado, isolado em seus próprios pensamentos, desejos e anseios.

Sobrevivente 3

A Mulher focada pela câmera, pratica um auto-flagelo, fruto de um arrependimento mal resolvido e de sua indignidade. Sua dor é real, suas angústias não a permitem sorrir ou viver normalmente. Sua aflição pode ser vista como um reflexo da psiquê feminina dentro daquela sociedade patriarcal, que costuma punir a mulher, reduzindo-a a nada além do papel de procriadora e fonte de prazer ao “ser superior”, o Homem.

Sobrevivente 4

As atitudes intempestivas e teimosas de Cheol tem em seu caráter um bocado da retórica do filme, de ser tão insiste que não se chega a ponto nenhum, causando enfado em quem está no entorno – no caso da fita, o público é quem se cansa, dadas as voltas do roteiro. O desespero mostrado em tela é tamanho que a passionalidade é provocada em quem assiste.

Sobrevivente 5

A depressão da jornada passa das personagens para quem os assiste, uma vez que contemplar as trajetórias escolhidas por Park é um exercício um bocado exaustivo, seja pela desnecessária duração de quase três horas ou pela não necessária repetição de situações. Cada minuto pleonástico cobra o seu preço, chegando ao extremo de parecer que o realizador queria expressar que a vida é puro tédio. A impertinência e insistência em arrastar o drama mostrado em tela até o limite praticamente ofusca os problemas e nuances do filme. A aura de pesadelo é presente nas ações dos personagens mostrados e até no imaginário do público que acompanha os desmandos do diretor. O resultado final é tão lotado de preciosismo que faz das boas intenções do realizador algo não mais do que uma prepotente atitude, em alongar muito uma obra e uma história que caberia perfeitamente em 15 minutos de tela, a despeito dos 179 do corte final.

Sobrevivente 2

Festival do Rio 2014 – Mostra
Sobrevivente (Sanda)
Coréia do Sul, 2014, 179 min
De Park Jung-Bum
Com Park Jung-Bum, Lee Seun-gyeon, Park Myunghoon, Shin Heatbit.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52