Teatro Clara Nunes

Dor na perda momentânea de importante Teatro do Rio de Janeiro, no Shopping da Gávea, acometido por um incêndio

por

07 de junho de 2017

Aconteceu hoje, por volta das 15h, um grande incêndio no Teatro Clara Nunes, situado no 3o andar do Shopping da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro, que interrompeu a trajetória do espetáculo “Corta!”- com Dadá Coelho e Beto Carramanhos -, no momento em que a equipe de produção da peça estava no palco montando o seu cenário. O fogo começou na plateia, nas cadeiras do teatro, e um dos membros da equipe tentou apagar o fogo com um extintor; entretanto as chamas se alastraram rapidamente. Fazendo com que a equipe fechasse a cortina do palco e saísse pelos fundos; segundo o relato de um profissional da peça. O Shopping da Gávea é o espaço no Rio de Janeiro que abriga o maior número de teatros da cidade, em um total de quatro.

Palco do recém-incendiado Teatro Clara Nunes, com o cenário da peça "Corta!", com Dadá Coelho e Beto Carramanhos.

Palco do recém-incendiado Teatro Clara Nunes, com o cenário da peça “Corta!”, com Dadá Coelho e Beto Carramanhos.

O Teatro Clara Nunes há pouco tempo teve nos noticiários por conta de um problema de vazamento de som, entre os espetáculos musicais: “O Grande Sucesso” – em cartaz no Teatro Clara Nunes, localizado no piso imediatamente superior ao do Teatro das Artes -, e “Renato Russo- O Musical” – em cartaz no Teatro da Artes. Uma das produtoras dos espetáculos disse à época que se esse problema se repetisse, ela iria cancelar a temporada por justa causa, afirmando que estava amparada por advogados e já havia comunicado o problema ao Ministério da Cultura. Deixando claro de que não iria cancelar a temporada por causa do espetáculo “Renato Russo”, mas sim, por causa da falta de estrutura e condições de tratamento e de isolamento acústico dos dois teatros mais caros do Rio; onde pagavam 18 mil por fim de semana, e que no fim das contas, a questão é uma só: em teatro bom, não tem que sair som nenhum de um teatro para o outro. Há alguns anos toda a classe artística vem lamentando por alguns desses incidentes que ocorrem nas dependências dos teatros do Shopping; e algumas vezes chegando as vias de fato. Assim como o problema de vazamentos de som, temos também a má conservação de uma das salas, que está constantemente nos noticiários de nossa cidade, ora por uma programação delivery, e ora por conta de sua estrutura física precária. Fatos estes que lamentamos profundamente que venham acontecendo em nosso teatro carioca, e assim impedindo o livre oficio da arte teatral.

shoppinggaveafinal

Shopping da Gávea perde um dos seus mais importantes teatros: o Teatro Clara Nunes, acometido por um incêndio.

O Teatro Clara Nunes sempre se pautou por uma ótima programação, onde foi possível assistir em sua existência espetáculos de grande qualidade, tanto em clássicos do teatro, como em textos brasileiros, e em musicais. Podemos citar alguns deles, onde esteve em cena grandes atores como Fernanda Montenegro em “Coração Suburbano”, “Master Class” com Christiane Torloni; e musicais importantes dirigidos por Tadeu Aguiar como: “4 Faces do Amor”, “Quase Normal”; e “Gilberto Gil – O Musical” de Gustavo Gasparani, entre centenas de espetáculos importantes em nosso cenário teatral carioca. Torcemos muito para que o Teatro Clara Nunes possa se reerguer brevemente, que não tenhamos vítimas com sequelas; além da perda momentânea, e inestimável, de um dos espaços mais significativos de nosso teatro carioca. Triste notícia essa para o nosso Rio de Janeiro.