Terminam No Recife As Filmagens De “Aquarius”

Diretor Kleber Mendonça Filho elogia Sonia Braga: "uma mulher brilhante". Longa tem coprodução SBS (Saïd Ben Saïd) Productions e Vídeo Filmes, produtora de Walter Salles

por

23 de setembro de 2015

Terminaram esta semana as filmagens de “Aquarius”, segundo longa-metragem de ficção de Kleber Mendonça Filho (“O Som ao Redor”). O filme foi rodado em Recife durante sete semanas nos bairros de Boa Viagem, Santo Antônio, Casa Forte, Campo Grande, Pina, Setúbal e Brasília Teimosa. O longa também teve cenas filmadas na Praia dos Carneiros, a 80 km do Recife.

 

O filme conta a história de Clara, interpretada por Sonia Braga, uma escritora e crítica de música aposentada, viúva, mãe de três filhos adultos, moradora do bairro de Boa Viagem e que tem o dom de viajar no tempo. Completam o elenco Irandhir Santos, Maeve Jinkings, Carla Ribas, Humberto Carrão, Fernando Teixeira, Zoraide Coleto, Bárbara Colen, Daniel Porpina, Germano Melo, Julia Bernat, Pedro Queiroz, Buda Lira, Paula de Renor, entre outros.

 

“As filmagens foram bem intensas, com atores e equipe sem iguais. Acho que fizemos um bom filme. Sobre a equipe técnica e de produção, não sei bem como se faz para juntar um grupo tão incrível. Deve ter um componente imprevisível de sorte e outro de talento mesmo. A equipe de produção de Emilie (produtora), Dora (produção executiva), Tiago e Kika (diretores de produção) montou um grupo que funcionava à base de gentileza, respeito, foco e entusiasmo, durante quase três meses de pré-produção e produção. E está todo mundo lá, no filme. E sobre Sonia Braga, ela é uma dama, uma mulher brilhante”, elogia o diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho.

 

“Aquarius” é produzido por Emilie Lesclaux, através da CinemaScópio Produções e tem coprodução da francesa SBS do produtor Saïd Ben Saïd (responsável por “Carnage”, de Roman Polanski, “Mapas Para as Estrelas”, de David Cronenberg, “L’Ombre des Femmes”, de Phillipe Garrel) e da brasileira Vídeofilmes (a obra recente de Eduardo Coutinho). A distribuição será feita pela Vitrine Filmes (“O Som ao Redor”, “Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho”). O filme tem patrocínio do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento e Funcultura / Fundarpe – Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.

 

“Filmar na sua cidade, na rua, te faz entender o porquê de tanta gente ser do jeito que é. Gostaria de agradecer aos moradores do Pina, Setúbal, Boa Viagem, Brasília Teimosa, Campo Grande, Centrão e Casa Forte, pelo respeito e paciência e pedir desculpas por fechamentos de ruas e da Av. Boa Viagem para as filmagens. Quero agradecer aos moradores do Edf. Oceania e prédios vizinhos, transformados num estúdio de cinema. E a Aronita Rosenblatt e Flávia de Gusmão pelo entusiasmo com o projeto”, finaliza Mendonça Filho.

 

SINOPSE

Clara, 65 anos de idade, é uma escritora e crítica de música aposentada. Ela é viúva, mãe de três filhos adultos, e moradora de um apartamento repleto de livros e discos no Bairro deBoa Viagem, num edifício chamado Aquarius. Clara tem também o dom de viajar no tempo, um super poder que poucas pessoas no mundo são capazes de desenvolver.

 

ELENCO

Sonia Braga

Irandhir Santos

Maeve Jinkings

Carla Ribas

Humberto Carrão

Fernando Teixeira

Zoraide Coleto

Bárbara Colen

Daniel Porpina

Germano Melo

Julia Bernat

Pedro Queiroz

Buda Lira

Paula de Renor