This is Orson Welles

O célebre diretor, ator e roteirista norte-americano possui várias camadas que vão muito além de “Cidadão Kane”

por

13 de outubro de 2015

Grande homenageado do Festival do Rio de 2015, ano em que completaria 100 anos, ele é uma das maiores personalidades da história do cinema. O célebre diretor, ator e roteirista norte-americano possui várias camadas que vão muito além de “Cidadão Kane”, sua obra mais famosa.

Se você faz pouca ou nenhuma ideia de quem estou falando, esse filme é para você. “This is Orson Welles” pode ser descrito como um trabalho de introdução ao artista americano.

tumblr_muzj6dNWpg1rovfcgo1_1280

O filme traz declarações de personalidades como Martin Scorsese, Peter Bogdanovic, Joseph McBride e Henry Jaglom, sempre contando como tiveram seu primeiro contato com Orson Welles  ou como sua obra os influenciaram. Traz ainda uma breve entrevista com Christopher Welles, sua filha mais velha, sobre sua infância cercada de celebridades. Todas essas declarações são intercaladas com trechos de suas obras, sempre em ordem cronológica de eventos e de forma bem didática.

ORSON-FOTO-PRINCIPAL

Entretanto, o documentário não se aprofunda em nenhum momento na forma de pensar de Orson ou pretende analisar a sua obra. Quem buscar o filme com essa finalidade pode se decepcionar.

Leve e respeitoso. Como o próprio  título sugere, é claramente um trabalho voltado para apresentar o imortal artista à um novo público, à uma nova geração. E cumpre muito bem essa sua finalidade.

 

Festival do Rio 2015 – Orson Welles in Rio

This is Orson Welles

EUA, 2015. 53 min.

De  Clara Kuperberg, Julia Kuperberg

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52