Tragicomédia retrata acerto de contas em Família Lyons

Humor ácido e ironia marcam o texto de Nicky Silver

por

11 de setembro de 2015

Por Tony Tramell

11/09/2015

 Familia Lyons 003

Depois de uma temporada de sucesso no Rio, chega a capital paulista “Família Lyons”, de Nicky Silver. O dramaturgo estadunidense é muito montado no Brasil, mas vale lembrar que esta foi sua primeira peça a estrear na Broadway, em 2012.

Como nas obras do autor, humor e ironia são uma forte presença na história de uma família perturbada. O patriarca (Rogério Fróes) encontra-se em estágio terminal de câncer, segredo que guardava dos filhos. Sua mulher (Suzana Faini) encontra-se mais preocupada com uma nova decoração para casa que com o marido. Neste ambiente, com o pai da família no leito do hospital é que acontece a visitas dos filhos, Lisa (Zulma Mercadante) e Curtis (Emilio Orciollo Netto). As relações não poderiam ser mais complicadas nesta tragicomédia, o pai rude, a filha alcoólatra em recuperação e separada, a mãe egocêntrica e o filho homossexual.

Famila Lyons 002

O texto contemporâneo conta com uma direção de Marco Caruso, que mostra extrema sabedoria ao optar em não florear a peça e ir direto ao ponto. O resultado valoriza o texto e o deixa mais contundente. A incomunicabilidade do clã dos Lyons e os ressentimentos imperam no primeiro ato. O humor ácido é perfeito. No segundo ato, contornos mais sombrios surgem, encontrando seu auge numa cena imprevisível que acontece num apartamento vazio.

A cenografia, luz e figurinos refletem perfeitamente a visão do diretor. O veterano Rogério Fróes, mesmo com menos tempo de cena, mostra seu grande talento e vai servir para lembrar aos jovens o grande ator que sempre foi. Emilio Orciollo Netto, que já havia provado sua versatilidade no monólogo “Também Queria Te Dizer – Cartas Masculinas”, que ficou longa temporada em São Paulo. Entretanto, o grande destaque cabe a Suzana Faini, como a mãe judia da família. Uma atuação impecável e inesquecível.

Familia Lyons 001

Nicky Silver ficou consagrado no Brasil, com a montagem de “Pterodátilos”, mas este novo espetáculo tem tudo para ser mais um marco em sua bem sucedida trajetória no país.

FAMÍLIA LYONS

QUANDO: Sex. e sáb., às 21h; dom., às 18h; até 27/9
ONDE: Teatro AnchietaSesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245, Consolação) (tel.: 3234-3000)
QUANTO: de R$ 12 a R$ 40
Recomendação 14 anos

Duração: 90 minutos


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52