Trash – A Esperança vem do Lixo

por

10 de outubro de 2014

Escolhido como filme de encerramento do Festival do Rio 2014, o novo trabalho de Stephen Daldry (Billy Elliot, O Leitor, As Horas) consegue ser um bom híbrido entre um filme estrangeiro e nacional. E, apesar de carregar uma carga de debate político, tem seus melhores momentos quando resolve entreter.

496718

O filme conta a história de Rafael e Gardo, dois catadores de lixo em uma favela do Rio, que encontram uma carteira. Quando as autoridades aparecem oferecendo recompensa, eles percebem que existe algo importante acontecendo. Junto com o amigo Rato, eles tentam desvendar o mistério enquanto são perseguidos pela polícia.

trash

Apesar de contar com nomes de peso como Wagner Moura (Tropa de Elite), Selton Mello (O Palhaço), Martin Sheen (Apocalipse Now) e Rooney Mara (Millenium), o filme foca no seu jovem trio de protagonistas. Apesar do bom tempo de comédia dos garotos, faltou um melhor trabalho de direção de elenco, já que muitas de suas falas soaram forçadas e artificiais. Por outro lado, a facilidade com que o elenco veterano mudava de idioma impressionou, com brasileiros falando inglês e americanos falando português de forma orgânica.

maxresdefault

Com talvez as melhores cenas de perseguição já filmadas no Brasil e uma edição dinâmica nas cenas de fuga, o filme consegue manter um bom suspense até o final. Enquanto vamos desvendando os mistérios por trás da carteira, junto com os meninos do lixão, fica claro o tom de aventura do filme, como se fosse uma espécie de mistura inusitada entre “Os Goonies” e “Cidade de Deus”. Entretanto, faltou um pouco do encanto do primeiro e da profundidade política do segundo.

cena-do-filme-trash-rodado-no-rio-com-direcao-de-stephen-daltry-1405957969276_1280x698

E assim encerramos o festival, com esse bom thriller policial que alfineta alguns escândalos de corrupção, apesar de não se aprofundar no assunto. Mostra um Brasil que poucos brasileiros conhecem, fugindo de esteriótipos. Certamente irá divertir quem for ao cinema disposto a viver uma aventura brasileira à la gringa.

Festival do Rio 2014 – Noite de Encerramento

TRASH – A ESPERANÇA VEM DO LIXO (Trash)

Reino Unido, 2014. 113 min

De Stephen Daldry

Com Rooney Mara, Martin Sheen, Wagner Moura, Selton Mello

Avaliação Gabriel Gaspar

Nota 4