Tudo sobre Elas

Barbara Bruno dirige Tudo sobre Elas, inspirado em “A Malvada” e “O Que Teria Acontecido a Baby Jane?”

por

17 de março de 2017

Todas por Elas

Nina de Pádua e Sonia Lima em cena de “Todas por Elas”

“Tudo sobre Elas”, com texto de Emilio Boechat e direção de Barbara Bruno, estreia dia 31 de março no Teatro Nathalia Timberg. Em cena, as atrizes Sonia Lima e Nina de Pádua dão vida a duas mulheres que passarão suas vidas a limpo num encontro decisivo e cheio de revelações. Sonia Lima esteve recentemente no ar na novela Haja Coração, de Daniel Ortiz (TV Globo), como Angelina, mãe de Henrique (Nando Rodrigues), que chegou para interferir no relacionamento do filho com Penélope (Carolina Ferraz). Já Nina de Pádua esteve no ar em Os Dez Mandamentos – segunda temporada como Dorcas, mulher submissa do personagem de Roney Vilella. Livremente inspirada nos filmes A Malvada (1950, de Joseph L. Mankiewicz, com Bette Davis e Anne Baxter), e O Que Teria Acontecido a Baby Jane? (1962, de Robert Aldrich, com Bette Davis e Joan Crawford), clássicos do cinema americano dos anos 1950 e 60.

Emilio Boechat conta que sempre identificou um parentesco nos dois filmes e sempre quis transformar as duas histórias numa só. Em meados dos anos 1990 começou a escrever o texto, que só foi concluído quase 20 anos depois, em 2015, quando finalmente encontrou o final da peça, e começou a fazer leituras com amigas atrizes, burilando ainda mais a dramaturgia. Boechat manteve a ação nos anos 60, mas transpondo-a para o Brasil e acrescentando humor na peça, agora uma tragicomédia.
“Tive a ideia para essa peça há quase vinte anos atrás. A inspiração surgiu de dois filmes, que sempre achei muito teatrais, ambos com duas personagens femininas fortes, antagônicas e ambíguas, se revezando nos papeis de vítima e vilã. (…) rascunhei uma sinopse inspirada com uma trama original e uma abordagem cômica, já que tenho esse defeito de ver graça na desgraça alheia.”, conta Boechat.

A diretora Barbara Bruno vê na montagem deste texto, até agora inédito, uma grande e bem humorada homenagem aos filmes das décadas de 50 e 60, e às estrelas brasileiras dos anos 60, período em que se passa a peça. Barbara destaca ainda a importância de se falar de uma época (os anos 60) em que se vivia ao mesmo tempo o romantismo e a luta pela liberdade. “Quando eu era pequena e tinha a cabeça povoada de sonhos, lembro que na companhia de minha irmã deixava a imaginação flutuar tal qual uma borboleta, livre, solta no tempo e no espaço. Um de nossos vôos preferidos acontecia à noite, só com a luz da televisão (em preto e branco) acesa; o que conferia à sala uma luz azulada e instigante onde nós duas, vestidas com roupas esvoaçantes de nossa mãe, imaginávamos estar em night clubs vivenciando estrelas como Bette Davis e Anne Baxter, por exemplo, degustando dry martinis feitos de achocolatados… Eram noites maravilhosas!!! Quando li TUDO Sobre ELAS imediatamente fui transportada à época em que a magia do cinema acontecia tão naturalmente que nem percebíamos a sua existência. (As personagens) Heloísa Helena e Suzana Castellar me arrebataram de tal maneira que, quando me dei conta, lá estava eu junto com minha irmã na sala azulada de nosso “night club” preferido.”, revela a diretora.

SINOPSE

A peça, que se passa no início da década de 60, conta a história de Heloísa (Sonia Lima), uma atriz que fez muito sucesso no passado mas hoje vive esquecida em uma clínica de repouso. Com amnésia devido a um trauma que encerrou sua carreira, e diagnosticada com câncer terminal, ela aguarda amargurada seus últimos dias de vida. Sua única companhia é Regina (Nina de Pádua), uma grande fã, que em suas visitas a ajuda a rememorar um passado de glórias. Ao longo da peça, descobre-se que a relação entre Heloísa e Regina esconde segredos que, quando revelados, inverterão os papéis entre as duas, levando a um final surpreendente.

A MONTAGEM

A ação se passa num único dia, e é ambientada no quarto de uma clínica de repouso do início dos anos 1960. Cenário e figurinos são realistas, remetendo à época, assim como a trilha.

FICHA TÉCNICA

Texto: Emílio Boechat
Direção: Barbara Bruno
Elenco: Sonia Lima e Nina de Pádua
Cenografia: José Dias
Desenho de Luz e Fotos: Ricardo Fujii
Produção Executiva: Wagner Uchôa
Realização e Produção Geral – Se7e Produções
Direção de Produção – Se7e Produções
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephan