Tudo sobre Vincent

Sansão aquático sem efeitos espalhafatosos que brinca com um gênero consagrado

por

13 de junho de 2016

 

A febre dos super-heróis está se disseminando. Até o cinema francês, mais conhecido pela sua sisudez verborrágica, se rendeu aos encantos deste seres prodigiosos. “Tudo sobre Vincent” (Vincent n’a pas d’écailles no original) é uma parábola distópica, saída da imaginação do ator/diretor/roteirista e ex-atleta Thomas Salvator (responsável também pelos efeitos criados para o filme).

VIN01

Na trama, Vincent é um rapaz introvertido que adquire uma tremenda força quando em contato com a água. Vivendo como nômade, ele se estabelece em um pequeno vilarejo cercado de lagos e rios e trabalha como operário em uma obra. Sem amigos e parentes, Vincent é uma espécie de Sansão aquático condenado a conviver com seu dom solitário. Ao conhecer Lucie (Vimala Pons), o rapaz estabelece um vínculo emocional que é colocado em prova quando, após uma reviravolta, é obrigado a fugir da polícia.

VIN02

Os super-heróis dominaram o cinema a tal ponto que parecia impossível deturpar a concepção pré estabelecida destes seres, mas “Tudo sobre Vincent” ousa desarticular o gênero, apresentando uma proposta válida e inusitada. O público é surpreendido por um ritmo peculiar que retira da narrativa, o altruísmo costumeiro e os efeitos espalhafatosos. Vincent não quer salvar o mundo (nem precisa) e não há vilões malignos com planos mirabolantes para destruir o planeta. Há somente a rotina de um melancólico rapaz com uma estranha habilidade cuja maior preocupação é agradar a menina que acabou de conhecer. Este registro realista marcado por longas pausas, cortadas apenas pelo relaxante murmulho da água corrente é uma prova que o cinema pode oferecer inúmeras possibilidades.

VIN03

No entanto a provocação de Salvator não atinge plenamente o público. A falta de intimidade com a câmera (este é o seu primeiro trabalho) e a concentração de tarefas influi no resultado. Há um egocentrismo exacerbado nesta pequena fábula sobre um herói existencialista sem ambições que não levanta muitos questionamentos.

Mas “Tudo sobre Vincent” abre novas oportunidades brincando com um gênero consagrado, função saudável para a sobrevivência daqueles super-heróis, nem tão super assim.

VIN04

Tudo sobre Vincent (Vincent n’a pas d’écailles)

França, 2014. 78 min.

Direção: Thomas Salvador

Com: Thomas Salvador, Vimala Pons, Youssef Hajdi

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52