Um dos anos mais premiados para o Cinema Brasileiro

Não foi só de Aquarius que brilhou o ano brasileiro

por

26 de dezembro de 2016

Resumo não exaustivo de alguns dos filmes brasileiros mais premiados que estrearam em circuito este ano, copio abaixo para todos, seguindo a campanha #PresenteieFilmeBrasileiro no Natal
http://almanaquevirtual.com.br/dicas-de-natal-com-filmes-brasileiros-de-2016/

Boi Neon de Gabriel Mascaro saiu premiado em Veneza ano passado.
Mate-me Por favor de Anita Rocha da Silveira também.
Anna Muylaert saiu duplamente premiada, pois além de Que Horas ano passado ter levado em Sundance e Berlim, este ano levou prêmio com Mãe Só Há Uma em Berlim de novo.
O doc Cinema Novo de Eryk Rocha ganhou o prêmio de Doc em Cannes, sem falar na enorme quantidade de curtas brasileiros que competiram em Cannes este ano (Lembrando que ano passado Quintal de André Novais brilhou lá também)
Menino 23 se candidatou oficialmente ao Oscar 2017 na categoria Doc. Sem falar em nossas animações de curta que também seguem adiante.
Um brasileiro dirigiu Christine, outro filme premiado no ano, que apesar de eu não gostar muito dele, fico feliz com a repercussão.
Nise O Coração da Loucura ganhou inúmeros prêmios em Festivais e Mostras internacionais, especialmente prêmio de público.
Para Minha Amada Morta de Aly Muritiba, Campo Grande de Sandra Kogut e Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois do Petrus Cariry também ganharam inúmeros prêmios em Festivais pelo mundo.
Então, na verdade, foi um dos anos (digo, num espaço de quase 365 dias) de maior vizibilidade coletiva brasileira no exterior, 2015/2016, com o maior número de láureas no mundo todo para o maior número de filmes.
Mesmo o Aquarius apesar de carregar nomes que já possuíam entrada em Cannes, como Kleber Mendonça e Vania Catani, além de Sonia como vitrine internacional, também deve uma excelente campanha ao reconhecimento coletivo onde nosso nome cinema se faz cada vez mais presente.
Vide já 4 cineastas brasileiras selecionadas para Mostras em Berlim este ano.

Digo isso mesmo como constatação de felicidade. É bonito de ver mesmo.
Se vocês não tiveram a oportunidade de ver algum(ns) destes citados, procurem, vale muito a pena.
Ou siga a campanha: #PresenteieFilmeBrasileiro no Natal com dicas no link abaixo: http://almanaquevirtual.com.br/dicas-de-natal-com-filmes-brasileiros-de-2016/