‘Um Lugar Silencioso’

Dirigido por John Krasinski, longa estreia nesta quinta-feira, dia 05.

por

04 de abril de 2018

Terceiro trabalho de John Krasinski na direção de longas-metragens, “Um Lugar Silencioso” (A Quiet Place – 2018) entra em cartaz nas salas brasileiras nesta quinta-feira, dia 05, prometendo deixar a plateia tensa do início ao fim.

Os Abbott seguem regras rígidas para garantir sua sobrevivência num cenário ameaçador (Foto: Divulgação).

Os Abbott seguem regras rígidas para garantir sua sobrevivência num cenário ameaçador (Foto: Divulgação).

No filme, Krasinski vive Lee, homem que precisa garantir a sobrevivência de sua família após a invasão de criaturas misteriosas que estão dizimando a humanidade. Mas sua tarefa é ainda mais difícil porque os monstros de origem desconhecida são cegos e atacam guiados pelo som produzido por humanos. Ou seja, qualquer ruído pode desencadear uma tragédia. Assim, os Abbott seguem regras rígidas calcadas no silêncio absoluto, porém ameaçadas pela gravidez de Evelyn (Emily Blunt) e a proximidade do parto.

Com um elenco completamente integrado que defende seus personagens com muita garra, o longa se desenvolve de maneira a apresentar a rotina e as regras da família em sua primeira metade, deixando o terror e a ação para a segunda. Desta forma, utiliza uma estrutura narrativa que bebe um pouco da fonte de Steven Spielberg em “Tubarão” (Jaws – 1975), ambientando a plateia para depois iniciar os ataques propriamente ditos. Tudo isso com uma trilha sonora inserida com cuidado para potencializar a tensão.

John Krasinski surpreende pela condução competente deste longa classificado como suspense e terror (Foto: Divulgação).

John Krasinski surpreende pela condução competente deste longa classificado como suspense e terror (Foto: Divulgação).

Contando com fotografia impecável e sem extrapolar nos efeitos visuais, “Um Lugar Silencioso” tem na utilização do silêncio, dos efeitos sonoros e na edição de som seus grandes trunfos, pois estes elementos agregam grande valor a esta obra cinematográfica que passeia com muita competência pelo terror e pelo suspense. No entanto, apesar do roteiro enxuto e bem estruturado, a produção derrapa somente na construção psicológica dos personagens, sobretudo no que tange à relação entre pai e filha, abalada por uma tragédia familiar e o remorso inevitável.

Utilizando a responsabilidade paterna como fio condutor de sua trama, “Um Lugar Silencioso” surpreende por partir de uma premissa conhecida do grande público e oferecer a ele um filme original e livre de clichês. É um trabalho consistente de John Krasinski, que encara o desafio de sair de sua zona de conforto e prova não ser apenas mais um galã de Hollywood, mas um profissional competente e promissor, sobretudo em termos de direção, roteiro e produção.

 

Confira o trailer oficial legendado:

Avaliação Ana Carolina Garcia

Nota 4