Uma Noite de Crime: Anarquia

por

04 de dezembro de 2014

Em 2013, surgiu um filme de terror independente, de orçamento relativamente baixo (cerca de U$ 3 milhões) e um diretor principiante – o então roteirista James DeMonaco. Entretanto, a premissa do filme era original o suficiente para que o filme se tornasse um sucesso inesperado e ganhasse uma continuação.

the-purge-anarchy

Os dois filmes se passam em um futuro próximo, onde o Estado autoriza todos os crimes durante uma noite do ano. O Expurgo, como a noite é chamada, foi considerada a responsável pela redução do desemprego e crescimento econômico. Os mais ricos se protegiam em suas casas durante a noite e o que acabava acontecendo era um extermínio dos mais pobres.

the-purge-anarchy-51

É um filme que trata de diferenças de classes e das amarras sociais que tornam o convívio possível. Pelo tema, vemos que o filme traz uma carga política implícita em sua história, diferentemente de outros filmes de terror que optam apenas pelo susto fácil de demônios, fantasmas ou assassinos. Aliás, a própria classificação do filme como terror é duvidosa, já que esse segundo filme se aproxima mais de uma mistura de ação com suspense.

3-the-purge-anarchy

Apesar de se tratar de uma continuação, não existe a necessidade de assistir ao primeiro filme para a compreensão de “Anarquia”. O filme apenas passa no mesmo universo do primeiro filme, mas traz personagens e tramas completamente novas. Esse é outro mérito da franquia, que não escolheu a opção preguiçosa de repetir a fórmula do primeiro filme – quase inteiramente passado dentro de uma casa. Nesse, temos a expansão do universo e finalmente vemos o que se passa nessa noite caótica.

download

Se tudo isso não bastasse, “Anarquia” conta ainda com um inspirado Frank Grillo em uma espécie de “O Justiceiro” da Marvel, melhor que qualquer outro filme já feito para o anti-herói. O resultado é um filme longe de ser perfeito, com algumas falhas de roteiro, mas que consegue divertir trazendo algum debate político ao público.

 

Uma noite de crime: Anarquia (The Purge: Anarchy)

Estados Unidos, 2014. 103 min.

De James DeMonaco

Com Frank Grillo, Carmen Ejogo, Zach Gilford

Avaliação Gabriel Gaspar

Nota 3